Coquetel de aniversário da JAN-PRO aborda tendências dos mercados de limpeza e franquias

A JAN-PRO, maior rede de limpeza comercial dos EUA, comemorou ontem, em São Paulo, os sete anos da rede no Brasil com uma convenção de franqueados. Com 230 franqueados em atuação no País, Renato Ticoulat, Diretor Executivo da marca, realizou, pela primeira vez, uma mesa redonda com especialistas para abordar temas relacionados ao franchising e o segmento de limpeza. “Foi um dia memorável para a JAN-PRO. Promovemos um dia de muito conteúdo para os nossos franqueados. Com um debate sobre as tendências do nosso mercado, conseguimos levar insights de grande importância para nossos parceiros”, diz.

O bate papo foi mediado pelo Luis Fernando Klava, CEO da Economídia, agência especializada em comunicação, e contou com a participação de especialistas como Lea Lobo, Editora da Revista Infra, falando sobre a importância e as dificuldades das tomadas de decisões dos empresários. Segundo Lea, algumas decisões podem ser difíceis de serem tomadas, mas são necessárias. “Demitir um funcionário em época de crise, por exemplo, é algo extremante difícil. Mas é necessário conhecimento em administração corporativa para entender e destacar as prioridades”, afirma.

Já Adriana Auriemo, Diretora de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e franqueadora da Nutty Bavarian, destacou, principalmente, a importância de adaptar os negócios à Era Digital. “O meu modelo de negócio é físico e às vezes não compreendemos como trabalhar os aspectos digitais nestes casos. No entanto, após a minha recente viagem à China, voltei cheia de insights e percebi que, somente nos quiosques da minha rede, já contamos com mais de oito novas tecnologias”, conta.

Luciano Galea, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Limpeza (Abralimp), falou sobre a importância da limpeza no mercado corporativo. “Nenhum negócio sobrevive sem limpeza. A tecnologia já dominou esse mercado. No exterior, por exemplo, principalmente em grandes centros de alimentação, quando algum líquido cai no chão, um sistema de aviso de limpeza já é acionado. Muito mais que limpeza por limpeza, precisamos enxergar este serviço também como sinônimo de saúde”, comenta.

Um coquetel foi oferecido ao final do evento, que, segundo Ticoulat, trouxe um resultado muito positivo. “Tivemos a presença de importantes franqueados e isso estimula o empreendedorismo dentro da nossa própria rede. É muito gratificante ver esse entrosamento, uma verdadeira confraternização de pessoas que fazem esta história acontecer”, finaliza.