A Copa do Mundo se aproxima, e com ela, oportunidades de ações para as franquias brasileiras atraírem potenciais clientes e fomentar ainda mais a marca no mercado. Diversas campanhas já começam a ser trabalhadas para engajar o público alvo antes mesmo dos jogos. Entre uma campanha e outra, o marketing se desdobra para criar uma estratégia de ação assertiva que, claro, gere lucro.
A rede Shakerama Shakes e Delícias lançou no último dia 21 de maio a campanha “Virada de Tempo”, na qual uniu produtos novos que remetem a estação do inverno e à Copa do Mundo que vem agradando paladares mesmo em dias com temperaturas amenas. A intenção é unir duas paixões do brasileiro: o sorvete e o futebol.
Segundo Luciano Rodrigo de Souza, diretor executivo da franquia, durante a campanha será oferecido cardápios especiais com temas alusivos aos países (Brasil e Rússia) que participarão do campeonato. “Trata-se de uma forma de brincar com a imaginação dos consumidores em relação aos nomes e a composição de sabores”, ressalta.
Cardápio especial promete aumento nas vendas
Em alusão aos jogos, foram criados três novos produtos: Brasileiro com morango (chocolate quente com pedaços de morango, bolacha Negresco, finalizado com chantilly ou sorvete de baunilha); Brasileiro com banana (chocolate quente com pedaços de banana, bolacha Negresco, finalizado com chantilly ou sorvete de baunilha), e Russo (chocolate quente com bolo branco finalizado com chantilly ou sorvete de baunilha).
A expectativa, segundo Luciano, é de que com a ação, as vendas aumentem pelo menos 10% em comparação ao mesmo período (de inverno) do ano passado. As três unidades da rede aderiram à campanha, uma delas, a operação de Canavieiras (BA) está tão animada com a data que até instalou uma TV na loja para que os consumidores possam curtir os jogos da Copa.
Para entrar no clima, todos os colaboradores já estão usando traje completo. A camisa verde com o emblema da campanha vem acompanhada de uma bandana amarela. A previsão é de que a ação se encerre no dia encerra no dia 15 de agosto, e seja finalizada de fato com êxito. “A cada quatro meses nós estamos nos reinventando e lançando novas campanhas e produtos no mercado. Com certeza essa rotatividade dentro da rede faz com que os franqueados faturarem mais, atraindo nova clientela e fidelizando os antigos. Para a Copa, tudo indica que também será um sucesso”, finaliza Luciano.
Valendo uma camisa oficial e pizza grátis
A Fórmula Pizzaria, já coloca em jogo a camiseta oficial da seleção brasileira. Para atrair mais consumidores, a rede utilizará como estratégia uma promoção que já esta sendo fomentada nas redes sociais. Classificada como “Meu Palpite Vale +”, a cada compra superior ao valor de R$50,00, o cliente tem a chance de dar um palpite no placar do jogo do Brasil. Nesse momento, quem acertar o palpite ganha uma pizza. No fim do campeonato, o cliente com o maior número de palpites levará a camisa pra casa.
“Em caso de empate, o ganhador será aquele que teve o maior valor financeiro investido na pizza. Por exemplo, entre um cliente que comprou R$100 em pizza, e outro que gastou R$80, levará o prêmio o valor maior. E cada participante poderá dar o seu palpite do placar até um dia antes do jogo da seleção brasileira”, explica Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizzaria.
A campanha é válida para as 13 unidades ativas da marca, na qual o franqueado será o responsável por entregar uma pizza grande para os palpites vencedores que partirem da sua unidade.
O empresário salienta que a campanha tem como objetivo principal a captação de novos clientes; fortalecimento da marca; aumento do faturamento das lojas e no número de seguidores em redes sociais, e também maior engajamento do cliente com a marca.
Para participar é necessário inscrever-se primeiro na página da promoção e preencher todos os dados. A campanha encerrará no último jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2018.
Partida x desconto
Com o slogan Doutor Resolve Campeão 2018, e o tema #TORCIDAVERDEEAMARELA, a Doutor Resolve – rede de franquias especializada em serviços de construção civil (desde o reparo à construção) buscará engajamento nas redes sociais a partir de ações de descontos. Funcionará assim: Toda vez que o Brasil ganhar uma partida de futebol, os clientes da marca ganharão descontos sobre os serviços.
Nessa campanha, a franqueadora promoverá descontos de 5% à 20%, mas caso um franqueado queira promover um valor diferenciado ou/e queria trabalhar algo localmente na sua região, a rede permitirá a atuação e também dará o suporte.
Durante dos jogos, a Doutor Resolve compartilhará no Facebook materiais (artes) de pré-jogos; com o objetivo de estimular os clientes a compartilharem o post e a marcar os amigos, e também o pós-jogo; este com o intuito de evidenciar o resultado da partida e já anunciar o desconto a ser oferecido e sobre qual serviço se refere.