Fazer sua loja ser conhecida pelo público, contar com um canal de compra direto junto aos principais fornecedores, atender a um volume mínimo na hora de realizar pedidos, dimensionar o estoque corretamente, ter de adquirir um mix determinado de produtos que pode incluir itens de difícil saída e contratar uma agencia de marketing são apenas alguns desafios enfrentados por aqueles que buscam empreender sozinhos no ramo de tintas. A boa notícia é que existe uma excelente opção capaz de simplificar muito essa tarefa.
Ao integrar uma rede já consolidada no mercado, o empresário passa a contar com todo o suporte e know how acumulado pela franqueadora, ganhando vantagens competitivas dos pontos de vista comercial, econômico, de logística e de marketing. Visando levar esses benefícios aos empreendedores do segmento, a Tintas MC, principal rede de lojas de tintas do Brasil, estará presente com um stand na Feicon 2022, onde todo o time de expansão estará preparado para atender os interessados. O evento, considerado o maior da América Latina e que oferece uma visão completa dos setores da construção civil e arquitetura em um só lugar, será realizado entre os dias 29 de março e 1ª de abril em São Paulo.
Segundo Flávia Sá, diretora de marketing da rede, um dos principais ganhos do empresário que opta por transformar sua loja em uma franquia da Tintas MC é contar com todo o suporte de uma marca líder no varejo, com mais de 57 anos de atuação no setor. “Como franqueado, o lojista passa a receber o respaldo de nossas equipes comerciais, de consultoria, marketing, financeiro, visando suporte em pontos fundamentais para o bom andamento do negócio, como ajustes de estoque, mix de produtos, negociações de condições comerciais mais vantajosas, controle financeiro, campanhas de marketing, desenvolvimento de materiais de comunicação, programas de fidelidade com pintores, dentre outros”, revela.
Além disso, por integrar uma rede com mais de 160 unidades em todo Brasil, o franqueado também consegue maior flexibilidade para fazer pedidos. Assim, ele é capaz de evitar exigências que costumam recair sobre lojas que atuam de forma individual, como a necessidade de se alcançar um valor mínimo para realizar compras ou a obrigação de adquirir um mix obrigatório de produtos, que pode incluir itens que ficam parados nas prateleiras por despertarem pouco interesse no consumidor. “Outra vantagem importante é o fato de termos, como grupo, um canal direto com os fabricantes para a realização de pedidos, o que acaba facilitando o processo e dando maior agilidade ao fluxo de compra”, afirma Flávia.
Para completar, ao optar pela conversão de bandeira, o empreendedor também recebe importantes investimentos dos principais fornecedores para atualizar layout, comunicação visual e pinturas decorativas da sua loja. Além disso, o franqueado ainda recebe um pacote de benefícios de marketing para impulsionar a comunicação da loja e o relacionamento com os públicos alvo do segmento.
União de histórias de sucesso
Um fator importante no processo de conversão de loja para a Tintas MC é a possibilidade de unir conhecimento e expertise. Na prática, após converter a bandeira, a loja agrega valor a toda sua história no bairro ou na cidade, passando a integrar uma marca de reconhecimento nacional e líder de mercado no Brasil.
“Sabemos que existe um fator emocional muito importante, pois a história da loja muitas vezes se confunde com a trajetória de vida do proprietário. Porém, ao integrar nossa rede, a pessoa não está deixando isso para trás. Ela está unindo seu legado ao de uma marca com quase seis décadas de sucesso no segmento”, encerra Flávia.