Consumo consciente no verão: saiba como renovar seu guarda-roupa para o ano inteiro sem gastar muito

Muita gente não aguenta mais abrir o guarda-roupa e dar de cara com as mesmas peças de sempre. Mesmo que em todas as estações do ano as lojas desenvolvam coleções muito atraentes e coloridas, o preço ainda é algo que pode desestimular boa parte da população. Porém, engana-se quem pensa que não existe uma solução para isso. Ao contrário do que muitos imaginam, é possível renovar os looks gastando pouco, utilizando tudo o que já possui em casa e, ainda, preservando o meio-ambiente.

Juntar o útil ao agradável é o sonho de muita gente, mas diversas pessoas não sabem por onde começar. O empresário e diretor da Restaura Jeans, em Belo Horizonte, Edmar do Carmo, explica que o primeiro passo é pesquisar muito e aderir à moda do “consumo consciente”. “O segredo é deixar o preconceito de lado. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade consumista, em que, diversas ocasiões, o ‘novo’ é visto como tendência de moda. Porém, não é bem assim que precisa ser feito. E a boa notícia é que várias pessoas já estão começando a pensar diferente”.

Possibilidades

De acordo com Edmar existe um enorme leque de opções para quem quer renovar o guarda-roupa, andar de acordo com a moda e aderir ao consumo consciente. “A onda da sustentabilidade fez surgir bazares e brechós em todos os cantos do país. Neles você consegue adquirir roupas de grife por até 70% do valor original. Mas essa não é a única opção. As lojas também oferecem cada vez mais benefícios atrativos para seus clientes, como os sites e aplicativos de compras coletivas e trocas que oferecem descontos e peças em ótimo estado para reutilizar”, ressaltou Edmar.

Além disso, uma tendência que não para de crescer em todo mundo é a customização de roupas antigas que, após passar pelo processo adequado, ganham cara nova e podem, facilmente, ser confundidas com peças que acabaram de sair da loja. “Desde uma simples costura, até o tingimento, colocação de pedrarias, rendas, e diversas outras opções, transformam uma determinada peça em algo completamente novo e por um custo-benefício que conquista muitos admiradores”, acrescentou o empresário.