Consolidar produtos com marca própria e aumentar a presença em shoppings são as metas da Água Doce para 2025

Em 2024, franquia obteve um crescimento de 10% no faturamento

Considerada uma referência em gastronomia brasileira e casual dinner, a Água Doce Sabores do Brasil segue com planos para aumentar sua capilaridade em diferentes regiões brasileiras. Em 2024, a marca registrou um crescimento de 10% em faturamento e inaugurou cinco restaurantes, sendo três no modelo Express, com operação mais enxuta, e dois do Master, formato tradicional e mais difundido pela rede, gerando aproximadamente 100 empregos diretos. A estratégia de expansão foi marcada pela diversificação de formatos e pelo fortalecimento da presença em shopping centers, com destaque para as inaugurações realizadas no Shopping Central Park, em Vargem Grande Paulista, e no Anhanguera Parque Shopping, em Cajamar, ambas no estado de São Paulo. Atualmente, são mais de 80 operações em sete estados brasileiros.

Para este ano, a meta da Água Doce é alcançar um crescimento de cerca de 20% no faturamento e implantar 10 novas unidades, priorizando cidades que se encaixam no perfil da franquia, localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com a proposta de diversificar formatos, são três modelos de negócios disponíveis: Master, Express e Delivery.

Uma das estratégias é aumentar o número de operações em shopping centers, empreendimentos que podem trazer mais visibilidade aos negócios por contarem com um alto fluxo de pessoas e um outro perfil de público. Assim, a franqueadora desenhou um plano de implantação, após estudar e avaliar o perfil de cidades, de potenciais investidores e de consumidores locais. A empresa almeja ter restaurantes em municípios com mais de 100 mil habitantes e com economia ativa. Também estão no radar regiões que contam com fluxo de turistas, para maximizar o alcance e o impacto da marca.

Outra aposta será a venda de produtos próprios, com diferentes opções de temperos, molhos, farofa e bebidas alcoólicas exclusivas. No ano passado, a empresa apresentou as novidades ao mercado por meio de ações como degustações, divulgação em redes sociais e parcerias com influenciadores. A Água Doce seguirá com a estratégia de levar o sabor brasileiro e a experiência dos restaurantes até a casa dos clientes. Como as vendas iniciais superaram expectativas, a previsão é que esse segmento represente 5% do faturamento neste ano.

Já o delivery, considerado um aliado dos negócios que atuam com alimentação, segue com uma demanda crescente, evidenciando um novo comportamento dos consumidores. Mesmo com o forte desempenho das unidades físicas, a entrega em domicílio registrou um aumento de 8% em 2024, se comparado com o mesmo período de 2023, consolidando-se como um canal relevante para a rede. Para 2025, a expectativa é atingir um incremento de 10%, levando em conta fatores como o aumento do tíquete médio nos restaurantes e a fidelização de clientes por meio de plataformas digitais modernas e integradas.

Desafios do food service

A falta de mão de obra e de qualificação profissional segue como um dos desafios para a Água Doce. Para minimizar esta questão, a franqueadora investiu em ações para garantir a competitividade no mercado, por meio de treinamentos contínuos e na capacitação de todos os colabores que fazem parte do negócio, buscando garantir um atendimento de excelência. Para diminuir os custos, a marca apostou na modernização de processos para aumentar a eficiência operacional tanto na hora de servir quanto na gestão das franquias.

“Estamos preparados para enfrentar os desafios do setor, como a atração e retenção de talentos, os altos custos de ocupação e os constantes aumentos no preço dos insumos. Com um planejamento levando em consideração diferentes áreas do negócio, temos o compromisso com a qualidade que oferecemos aos clientes e aos franqueados. Além disso, participamos de eventos nacionais e no exterior e estamos antenados com o que há de mais inovador em nosso segmento, para continuarmos aprimorando as operações e oferecendo pratos da gastronomia brasileira em diferentes ocasiões, seja no almoço, jantar, confraternizações ou happy hours”, finaliza o diretor da Água Doce, Julio Bertolucci.