Conheça sete benefícios da robótica que a criança leva para a vida inteira

Maior organização, capacidade de raciocínio, melhora no desempenho escolar e aptidão para trabalho em equipe. Esses são alguns dos benefícios que as aulas de robótica podem levar aos alunos. Pedagogos e professores apontam estes ganhos cognitivos dos estudantes como benefícios para a vida inteira. Hoje, a robótica nas escolas é aplicada ao ensino de diversas matérias, sejam elas de humanas, biológicas ou exatas.

A Ensina Mais Turma da Mônica é pioneira no mercado de apoio escolar e conta com a utilização de uma metodologia híbrida, unindo o ensino online ao método tradicional de estudo em salas de aula. Voltada a alunos entre seis e quatorze anos, a Ensina oferece programas educacionais de Português, Matemática, Informática, Inglês e, inclusive, Robótica. O método acelera a aprendizagem de crianças e adolescentes, que passam a ter em sua base educacional um aprendizado respaldado pelo que há de mais inovador em tecnologia.

“As aulas estimulam o pensamento cognitivo e ajudam o aluno a raciocinar mais rápido”, conta Marcos Lopes, gerente de produtos MoveEdu, maior plataforma edtech – education technology – do país e grupo do qual a Ensina Mais faz parte. “Os estudantes são desafiados a encontrar soluções para problemas e, para isso, precisam treinar o pensamento criativo”, explica.

Professora há mais de 25 anos e dona de uma unidade da marca em São Carlos, interior de São Paulo, Cláudia Arias explica que a robótica traz uma série de benefícios ao aluno na infância que o acompanharão para a vida adulta. Além do desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro – responsável pela parte de raciocínio do ser humano -, os estudantes melhoram também quesitos de comportamento pessoal.

“Após algumas aulas já é possível perceber uma maior concentração dos alunos durante a explicação”, comenta. “Além disso, vários pais nos relataram uma mudança de comportamento das crianças em casa: elas passaram a estudar sozinhas e estão auxiliando nas tarefas domésticas”.

A seguir, veja sete benefícios da robótica apontados por especialistas:

Maior sociabilização

Os alunos são estimulados a conversar uns com os outros e a debater a solução dos problemas com os colegas.

Estímulo do pensamento cognitivo

Esse raciocínio permitirá ao aluno aprender a executar várias tarefas simultaneamente e com precisão maior.

Criação de hábitos

As aulas de robótica são divididas em fases e é sempre necessário superar uma para avançar à próxima. Assim, o aluno se habitua a executar tarefas fundamentais para a sua rotina, tanto ao longo do ensino como em outras partes da sua vida.

Maior capacidade de concentração nas atividades diárias

As atividades da robótica exigem do aluno que ele organize o seu raciocínio para executar as tarefas propostas. Dessa maneira, ele aprende a se concentrar melhor no projeto dado em aula.

Organização

A robótica é uma atividade que estimula uma maior capacidade organizacional de seus alunos – tanto ao longo do curso como em outras atividades rotineiras suas.

Estímulo do raciocínio lógico

Os desafios propostos em sala de aula estimulam o melhor desempenho do lado esquerdo do cérebro, melhorando o raciocínio do estudante.

Senso de coletividade estimulado

Na robótica as atividades são desempenhadas em grupo e, para ter sucesso, exigem que os estudantes saibam cooperar entre si.