A maior dificuldade e dúvida ao se tornar empreendedor no segmento de seguros é a forma de captar, conquistar e fidelizar o cliente. Especialistas afirmam que tudo começa pelo atendimento, a forma que você conduz as vendas na corretora. Mas será mesmo que um atendimento eficaz é o ponto de partida para o sucesso do negócio?
Henrique Mol, diretor executivo da Quisto Corretora de Seguros, conta que há alguns segredos por trás para quem quer empreender em uma corretora. Experiente no mundo dos negócios e presidente de uma holding de franquias, Mol cita algumas dicas estratégicas que valem ouro:
– Analise o perfil do seu cliente: Não basta oferecer o produto, é necessário saber identificar a necessidade do cliente, mostrando sempre as vantagens e até mesmo as desvantagens do seguro que ele está buscando, por isso, cada um deles deve ser tratado diferente. Muitas vezes o cliente escolhe uma apólice com valor mais baixo, porém a segurança que ele está buscando não é suficiente para atendê-lo.
– Tecnologia é a sua maior aliada: Conte sempre com boas ferramentas, desde estar presente nas redes sociais divulgando seu produto/serviço constantemente, o que ajuda criar ainda mais rápido a carteira de clientes, até mesmo a forma com que você conduz o seu trabalho no dia a dia. A Quisto, por exemplo, é uma rede que exige estrutura simples para que o franqueado conduza o seu negócio – apenas computador, internet e telefone. Porém o seu diferencial está no tempo que leva para encontrar o melhor seguro. Em apenas 10 minutos, o franqueado consegue ter em mãos vários tipos de cotações de seguradoras com os melhores preços e o que é oferecido no plano. Essa agilidade no sistema multicálculo possibilita que o corretor trabalhe com mais qualidade.
– Agilidade para segurar o cliente: Quando o cliente entra em contato com o corretor ele não só busca encontrar o melhor seguro que possa atender suas expectativas, mas também ter um retorno rápido do vendedor, afinal quem gosta de ficar esperando durante dias para ter um feedback?! Por isso, o franqueado deve estar sempre preparado para atender com a maior agilidade, claro, sem deixar de lado a atenção ao cliente, isso possibilita que a apólice seja fechada em um prazo mais curto de tempo;
– Organização: Assim como qualquer negócio, planejamento e organização são essenciais para oferecer um produto e atendimento com qualidade. Acredite, o cliente está de olho na forma como você oferece seu serviço e do comprometimento com que você tem com o seu negócio.
O empresário pontua que ser somente vendedor não basta, é necessário persistência para conseguir uma carteira de clientes. “Para ser um bom corretor de seguros é primordial gostar de vendas e ter uma boa comunicação. Saiba analisar o que o seu cliente quer sempre dando atenção para ele. Fique de olho na necessidade do mercado da sua região. O cliente gosta de sentir especial e importante”, diz.
Mesmo com todas essas dicas listadas acima, o importante de investir em uma rede de franquia é o suporte que ela oferece, principalmente para quem não possui experiência alguma com seguros e gestão empresarial.
“Todo suporte oferecido pela Quisto ocorre por meio de telefone, e-mail, Skype, reuniões via call e presenciais (quando necessário) para supervisão da unidade e orientação dos serviços; marketing; apoio jurídico; Central de Atendimento, e treinamento online através de plataforma EAD, com materiais de capacitação através de vídeos focados no operacional, sistemas, vendas e marketing”, conclui o empresário sobre a importância do suporte oferecido aos franqueados da rede.