Nos últimos anos, a população em geral começou a perceber a importância de obter um consumo consciente relacionado a diversas coisas. Para as empresas, principalmente, a sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um pré-requisito que faz a diferença para melhorar a qualidade de vida de todos. E quando se fala nesse assunto, as franquias não ficam para trás. Investir em marcas que apoiam o uso correto de substâncias que auxiliam o meio ambiente é uma tendência que vai além da necessidade de manter o lucro, mas também que busca preservar a consciência de empreendedores e consumidores.
Dessa forma, as franquias consideradas “sustentáveis” se tornaram uma grande tendência do setor. De acordo com o administrador, empresário e diretor da rede Sr. Vapor, em Minas Gerais, Mark Bryan Diniz Rocha, as franquias sustentáveis configuram-se como um modelo de negócio que contribui para a disseminação da consciência ambiental, visando diminuir o impacto no meio ambiente. “Para isso, adota-se um conjunto de ações para um desenvolvimento sustentável dentro da empresa”, explicou.
Por que investir em uma franquia sustentável?
O especialista destaca que as franquias em geral são modelos de negócios que ditam uma determinada cultura dentro da marca, ou seja, quando se adota um modelo sustentável, por exemplo, contribui-se para a disseminação da consciência ambiental.
Mas, além disso, o investidor também pode contar com diversas vantagens dentro deste setor. “Uma empresa sustentável pode se beneficiar de várias maneiras. Por exemplo, como no caso da Sr. Vapor, uma empresa de higienização de tapetes, carpetes, estofados, colchões e veículos que possui a cultura de economia de água, além de contribuir com o meio ambiente, economiza nos custos. Tudo depende da matéria-prima dessa organização, mas todas as ações em prol da economia serão ações com múltiplos impactos positivos, pois o reaproveitamento de matéria-prima reduz os custos da empresa então o empresário ganha e a sociedade também”.
Além disso, o empresário completa que as pessoas estão se conscientizando da importância das ações sustentáveis no planeta. “Investidores olham para empresas assim, é algo notório na sociedade. Por isso, uma das vantagens é o reconhecimento e como essas ações moldam uma imagem positiva da empresa tanto para o cliente quanto para investidores”.