As pessoas cada vez mais têm procurado opções de trabalho em casa. Com modelos home based, os profissionais se sentem mais a vontade para produzir, escolher seu horário e local. Mas como em toda atividade, existem desafios diários a ser resolvidos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de home Office teve um crescimento de 4,9% no ano passado e registrou um aumento de 6,7% em 2019.
“Devido à praticidade e comodidade, muitas pessoas não aproveitam corretamente o dia de trabalho e dão prioridade ao lazer. A responsabilidade para trabalhar em casa é tão fundamental quanto no trabalho tradicional”, afirma André Matos, consultor de negócios e co-founder da franquia Taki App, uma rede que permite o franqueado trabalhar home office.
Um dos desafios para quem possui um negócio em casa é a boa produtividade. Para isso, o especialista cita cinco dicas para melhorar o rendimento de quem pretende ou trabalha em casa:
– Divida seu dia em partes: Sua função é mais produtiva quando você divide as atividades durante o dia. Se dedicar tempo demais na mesma atividade pode gerar cansaço e desconforto.
– Tenha uma agenda: Se programar é fundamental para alcançar os resultados esperados. Ter uma agenda te permite enxergar os deveres que estão pendentes.
– Mantenha seu local de trabalho organizado: Se em ambientes corporativos há certo descuido com as ferramentas de trabalho, imagine dentro de casa, que além do trabalho também existem pertences pessoais.
– Deixe seu parceiro e familiares avisados: A colaboração de quem participa da sua vida particular é essencial para seu desempenho. Quando a pessoa que está com você entende sua situação, vão ser duas pessoas focadas no mesmo objetivo.
– Tenha um espaço reservado para o trabalho: Estar em casa nos da à possibilidade de trabalhar em vários locais, porém, é recomendado apostar em um ambiente silencioso e confortável para não desviar o foco das atividades.