É cada vez maior o número de redes de franquias no interior das cidades, o fenômeno chamado “interiorização”. Dentro desta lógica, também há um crescimento das marcas nas regiões metropolitanas, como mostra o último estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
De acordo com a Associação, foram 30 municípios registrados com maior número de unidades e redes quando comparamos o 1º semestre deste ano com o mesmo período do ano passado. Cuiabá (MT) aparece como a cidade em destaque pelo melhor desempenho em unidades, passando do 29º para o 1º lugar no ranking, liderando a maior variação com 20% de crescimento.
Para confirmar o levantamento da ABF, selecionamos 6 redes de franquias de diversas áreas entre Alimentação, Limpeza & Conservação, Entretenimento e Estética que têm interesse em expandir nos municípios mencionados.
São elas:
Sniper: É uma rede de franquias de entretenimento para shopping centers. A modalidade é adaptada a ambientes fechados e os tiros – com armas de Airsoft – são sempre contra alvos, nunca contra o oponente para a máxima segurança dos praticantes de qualquer gênero, idade, inclusive cadeirantes. A empresa quer expandir em Cuiabá (MT), Santo André (SP), São José do Rio Preto (SP), Guarulhos (SP), Belo Horizonte (BH), Manaus (AM), Goiânia (GO), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Belém (PA). A expectativa é uma nova unidade em cada cidade com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro que busca 3 unidades em cada cidade para 2020.
Mais1 – Coffee to go: É uma rede de franquias de cafeterias do grupo PDMG que chega ao mercado em 2019 com uma proposta de aliar tecnologia e autoatendimento em suas lojas. Em espaços compactos de até 15m², as cafeterias oferecem 12 itens de alta qualidade e um preço justo. A rede quer ampliar em todas as cidades citadas, exceto Curitiba.
Doutor Sofá: Criada em 2013 na cidade de Joinville, a rede faz limpeza especializada e impermeabilização de estofados, como sofás, colchões, estofados de automóveis, poltronas, tapetes e carpetes. Presente em mais de 200 cidades por todo o Brasil, a empresa tem como fundador o empreendedor Willian Tamara, nascido em Bento Gonçalves-RS. A empresa tem como objetivo as cidades de Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS).
Novo de novo: Criada em 2009 na cidade de Curitiba, a rede é uma franquia de lavagem e blindagem de móveis e tecidos que atende residências, empresas e veículos. Em julho de 2019 começou a franquear unidades. A empresa tem interesse em todas as cidades, exceto Curitiba.
Tico’s Burger: É uma rede de hamburgueria artesanal com lojas em diferentes regiões do estado de São Paulo. Nascida em Birigui, no noroeste paulista, a marca tem como principal diferencial a produção de 80% dos produtos servidos em cada unidade realizada diretamente na cozinha industrial da rede, desde os hambúrgueres até os molhos, com o objetivo de evitar a perda da produtividade e a burocracia no contato com fornecedor. A empresa quer expandir, até 2020, em São Paulo (SP) com mais 10 unidades, São José do Rio Preto (SP) com 2 unidades, Santo André (SP) – mais 1 unidade, São Bernardo do Campo (SP), Sorocaba (SP) e Guarulhos (SP) com 1 unidade em cada cidade e São José dos Campos (SP) com 2 unidades até 2020.
D’pil: É a maior rede de franquias de estética, possui diversos tratamentos faciais e corporais, que auxiliam no bem estar e cuidados com a pele. Possui 300 unidades espalhadas pelo Brasil e tem a pretensão de se estabelecer em mais 25 cidades de São Paulo, entre as quais Uberlândia e São José dos Campos. Fora do estado tem como foco Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR) entre outras até 2020.