Confeiteira de 19 anos transforma paixão em negócio

Superando desafios, ela ganhou notoriedade após participar de um curso no Instituto Gourmet

Rafaela José Silva De Oliveira, 19 anos, atuava como manicure, porém é na confeitaria que ela encontrou o sucesso. Desde sempre, teve vontade de empreender e alcançar liberdade financeira. Então, resolveu aliar esse desejo à sua paixão por doces e decidiu fazer um curso de confeitaria, para aperfeiçoar seus dotes culinários. Sua jornada empreendedora começou com a venda de doces em casa e a ideia de transformar suas habilidades em uma fonte renda se concretizou, quando foi convidada a participar do projeto Empreende Rio, em abril deste ano.

Antes do grande dia, Rafaela se preparou psicologicamente e financeiramente, visando o sucesso de sua iniciativa. Ela conta que, para o evento, produziu Slice Cake e trufas e, durante as quatro horas de vendas, enfrentou o desafio de atrair clientes para o seu negócio. Para isso, adotou uma abordagem de marketing inusitada. “Usei como inspiração a personagem Maria da Paz, da novela A Dona do Pedaço, e comecei a gritar: bolos e trufas”, relata.

Resultado: êxito nas vendas, pois os clientes foram atraídos pela qualidade dos doces, além da simpatia, habilidade e atendimento único da confeiteira no evento – estratégias que Rafaela usou a seu favor – resultando em um faturamento de R$120 em um curto espaço de tempo.

Ao longo de sua jornada no Instituto Gourmet, Rafaela mergulhou em um ambiente enriquecedor, onde aprendeu não apenas habilidades práticas, mas também a importância da criatividade e da paixão na gastronomia. “Via muitas publicações no Instagram do IG, achava tudo lindo: as roupas e os doces que os alunos produziam, maravilhosos. Decidi entrar em contato e uma das atendentes me enviou o e-book de confeitaria e eu amei, me matriculei, sou apaixonada por essa escola”, cita a jovem.

Além disso, ela teve a oportunidade de interagir com outros estudantes apaixonados, criando uma rede de contatos valiosa que se tornou uma fonte contínua de apoio e inspiração em sua carreira “O curso de confeiteiro é perfeito para quem quer ganhar mais profissionalismo na execução de suas iguarias. O aluno sai pronto para o mercado, pois além de apresentar produtos deliciosos e bonitos, ainda aprende a gerenciar seu negócio”, afirma Alessandro Capela, franqueado do Instituto Gourmet da unidade onde a jovem estudou.

Rafaela compartilha seus conselhos com quem deseja empreender. “Não desista nunca, seja persistente, acredite nos sonhos, dedique-se verdadeiramente ao que faz e escolha uma instituição renomada para sua jornada”, conclui. Sua história é um exemplo para inspirar outros jovens a seguirem seus sonhos e transformarem suas paixões em negócios bem-sucedidos.

Para quem, assim como Rafaela, deseja realizar o sonho do empreendedorismo, o Instituto Gourmet está com uma promoção de aniversário, com aulas online e quatro aulas presenciais gratuitas em todas as escolas do Brasil, somente até o dia 31 de julho. A grade online inclui aulas de “Choconuts” e “Aprenda a precificar”, com a especialista Bia Fraga, que ajudará os futuros empreendedores a maximizar lucros com receitas deliciosas.