Concurso incentiva crianças e adolescentes a fortalecerem a consciência financeira

Um dos maiores aprendizados de uma pessoa ao longo da vida é o de conseguir lidar com as suas finanças com responsabilidade e sabedoria. O tema é tão relevante que, em dezembro passado, tornou-se uma obrigatoriedade no ensino das escolas, quando passam a valer as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sabendo que uma das orientações diz respeito ao equilíbrio destes recursos, a rede Ensina Mais Turma da Mônica, franquia de apoio escolar que reforça a base de crianças e adolescentes, está empenhada em estimular seus alunos a, desde cedo, a fortalecerem a consciência no assunto. Ao longo dos anos, a Ensina Mais tem criado Concursos Culturais que estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para assuntos importantes. Em 2020, para ser tema da competição, a rede de franquias anuncia a chamada “Educação Financeira – O Valor do Saber”, cujas categorias de concurso se dividem entre os ensinos fundamentais 1 e 2 e abrangem o país inteiro. Na competição, os alunos são estimulados a pensar em soluções para o melhor uso de tais recursos.

Além disso, ao viabilizar educação financeira, com consumo consciente e planejamento a longo prazo, a rede contribui para o cumprimento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que fazem parte da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Alguns deles são: erradicação da pobreza, redução das desigualdades e crescimento econômico. “O ponto mais positivo em participar desses concursos é o estímulo desde cedo aos alunos para eles aprimorarem sua consciência que os ajudará pelo resto da vida”, diz Leonardo Andreoli, gestor da Ensina Mais. “Esta é uma maneira de fazê-los refletir sobre o assunto, para que essa consciência seja sempre algo natural para eles”, comenta.

Alunos de seis a dez anos são estimulados a representarem em um desenho suas ideias sobre o tema. Os desenhos ficarão expostos no portal do concurso e, ao final, um comitê da Ensina Mais selecionará os cinco que contêm as melhores sugestões. No caso dos adolescentes do ensino fundamental 2, os alunos devem escrever uma redação com propostas que incentivem o uso inteligente dos recursos financeiros. Após análise cuidadosa, a Ensina Mais determina as cinco primeiras colocadas.

A Ensina Mais Turma da Mônica é uma das marcas MoveEdu, maior plataforma edtech – education technology – do país. Realizados desde 2012, os Concursos Culturais têm sido um sucesso de adesão, ano após ano. Em 2018, a rede teve um total de 5.702 participantes em todo o Brasil. Em 2019, a adesão de alunos se aproximou de 6 mil inscritos das cinco regiões do país. Para 2020, são esperados mais de 8 mil estudantes.

Para participar, basta fazer o download da folha padrão do desenho ou o texto no site. Depois, os pais devem comparecer em uma unidade franqueada mais próxima e efetivar a participação dos seus filhos. O concurso, que é válido até o dia 13 de julho desse ano, dará os seguintes prêmios aos estudantes: vencedores do Fundamental 1 recebem uma almofada pipoca e uma assinatura anual do um almanaque da Turma da Mônica. Já os ganhadores do Fundamental 2 recebem a almofada e seis gibis HQ’S geração 12. Ao longo de 2020 serão três premiações, nos meses março, maio e julho, sempre com cinco estudantes sendo contemplados.

“Iniciativas como esta são fundamentais se queremos formar pessoas financeiramente conscientes. Elas têm a capacidade de gerar um grande impacto na vida dos alunos, pois os prepara desde cedo para lidar com um tema que é árduo para os brasileiros de uma maneira geral”, diz Leonardo Andreoli.