Comprar imóvel para empreender pode ser um erro, ensinam fundadores da Ecoville

Empreendedores natos, Edmar Castelo e os filhos Leandro e Leonardo começaram vendendo produtos de limpeza porta a porta e, em poucos anos, construíram um império.Maior rede varejista de produtos de limpeza do País, a Ecoville conta hoje com mais de 320 franquias em 24 estados e mais 60 unidades em processo de implantação. No ano passado,Leonardo e Leandro – Empreendedores Endeavor e ganhadores do prêmio Empreendedor do Ano 2019, concedido pela EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial – abriram a 300 Franchising, holding que tem como objetivo acelerar a expansão de empresas franqueadoras. Hoje, a aceleradora já reúne 30 marcas de diversos segmentos, que juntas somam 2 mil unidades, geram 8 mil empregos e formam um negócio de R$ 1 bilhão.

Quem olha apenas para o gigantismo dos números tende a pensar que o caminho trilhado pela família foi fácil. Mas não foi. Quando começaram o negócio, os Castelo tinham pouco dinheiro e, por falta de conhecimentos em gestão e empreendedorismo, tomaram muitas decisões erradas – entre elas, a compra de um terreno para a construção de um galpão, que mobilizou boa parte do capital inicial disponível. Sem noções técnicas em vendas, eles estiveram a ponto de sofrer uma verdadeira derrocada financeira.

Mas com muito estudo e dedicação conseguiram implementar uma metodologia de vendas eficiente e que, de fato, conseguiu atrair a clientela. Um dos métodos de vendas foi oferecer amostras grátis dos produtos de limpeza em copos descartáveis. “Descobrimos que a taxa de conversão nas vendas aumentava à medida que o consumidor tinha a urgência de experimentar os produtos”, relatam os autores. Se usassem embalagens elaboradas, as donas de casa muitas vezes deixavam a amostra de lado e não usavam.

Para contar essa trajetória e oferecer dicas aos leitores que estão em busca de orientação para abrir o próprio negócio ou respostas para solucionar problemas de gestão, que Edmar e os filhos acabam de lançar o livro “Sonhe, Acredite e Faça”, produzido pela Economídia e publicado pela Editora Gente.

Ao final de cada capítulo, depoimentos de mentores que dão dicas sobre como tirar o sonho de empreender do papel; escolher o segmento de atuação; planejar as finanças empresariais, se preparar para o crescimento da empresa e engajar as equipes. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, Paulo Vieira, coaching e presidente da Febracis e Dorival Oliveira, vice-presidente de franquias do McDonald’s, são alguns dos especialistas.

“Sonhe, Acredite e Faça”
Editora Gente
Preço: R$ 39,90