Comportamento e empatia com a cultura da empresa são fatores decisivos no processo de recrutamento e seleção da Petland&CO

Cerca de 70% do time da empresa são de pessoas com perfis de resultado e relacionamento.

Num ambiente de trabalho as pessoas esperam de seus líderes que eles transmitam segurança e clareza ao delegar as tarefas. Muitas empresas ainda têm dificuldade nesta comunicação, mas na Petland&CO esse tabu foi quebrado com seus 104 colaboradores, em São Paulo.

“Eles se sentem parte da empresa ao entender sobre os objetivos e desafios para atingir os resultados”, justifica Camila Godinho, coordenadora de Gente e Gestão da companhia.

A pesquisa de clima organizacional também revelou a importância que os colaboradores dão à ética e à inovação na Petland. Segundo Camila, “isso demonstra a relação de confiança da pessoa com a empresa. A inovação teve nota alta nas respostas, um indicador de que o colaborador está sendo desafiado o tempo todo”.

De forma mais estratégica, as ações da área de Gente e Gestão estão voltadas para gerar interesse das pessoas em trabalhar na Petland. O processo de recrutamento e seleção começa com a divulgação da vaga e como comunicar corretamente os perfis de interesse da empresa, ou seja, “a estratégia na divulgação para a vaga de um consultor comercial é muito diferente de um veterinário”, diz a coordenadora.

Com a implantação do sistema Gupy, que usa a inteligência artificial, esse processo foi facilitado, e a vaga é distribuída para diversas plataformas de captação de candidatos, como Catho, LinkedIn, entre outros. Além do currículo, o candidato deve encaminhar um vídeo de apresentação que, segundo Camila, tem ajudado a decifrar alguns traços do comportamento da pessoa.

A empatia pela cultura da empresa também é um pré-requisito na contratação. “Na prática, se a pessoa for sistemática e gosta de seguir à risca os processos, terá dificuldade em trabalhar na Petland. Aqui, nada é burocrático e as mudanças são dinâmicas. O que desejamos é que o profissional seja proativo e esteja comprometido em atingir os resultados”.

Num mercado tão competitivo como o pet, a combinação entre comportamento, experiência e técnica torna o profissional mais valioso. Na opinião da coordenadora de Gente e Gestão da Petland&CO, a experiência e a qualificação profissional para o cargo pretendido têm peso, mas não são eliminatórios. “Queremos pessoas que tenham atitude e damos a oportunidade para que elas se desenvolvam. Já o comportamento é um fator eliminatório”, afirma Camila Godinho.

Para ajudar nesta missão de match de candidatos, que nada mais é do que o direcionamento de perfis mais aderentes à vaga aos recrutadores, a Petland tem aplicado o teste Disc. Esse teste é bastante conhecido e utilizado por outras empresas, onde são analisados os perfis de comportamento. Camila esclarece que uma pessoa que é focada em resultados, como um Gerente Comercial, tem o perfil dominante e influente. Já o perfil cauteloso está relacionado à pessoa analítica e que gosta de trabalhar com dados.

“Temos atraído muitos candidatos entre 20 a 35 anos com perfil digital. Desde a implantação da ferramenta Gupy, em dezembro de 2021, 5.590 candidatos responderam com interesse nas vagas oferecidas. Estamos criando um banco de talentos a partir desta base de dados, o que vai ajudar bastante nos processos de recrutamento e contratação”.

Cerca de 70% do time da empresa são de pessoas com perfis de resultado e relacionamento. E há um equilíbrio entre homens e mulheres. Em cargos de liderança são oito mulheres, nas áreas de Logística, Implantação, Operação, Gestão de Pessoas e Contábil.

Para a coordenadora também é importante que as pessoas saibam como estão sendo avaliadas, seja na entrega de resultados ou no comportamento. “Seguimos o modelo de feedback direcional, que tem na sua metodologia diferentes formatos de avaliação, individual ou coletivo”.

Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland&CO, reforça que todos os colaboradores são incentivados a se manifestarem a qualquer momento com seus líderes, com sugestões e críticas, ou durante as reuniões gerais. “Queremos manter este diálogo aberto e facilitar essa comunicação”, afirma.

O executivo lembra que normalmente a área de Recursos Humanos nas empresas atua de maneira mais administrativa e muito pouco na gestão de pessoas. “Entendemos que o melhor caminho é dar voz às pessoas e, assim, permitir que elas também participem das decisões”.

Benefícios e plano de carreira

Dentre os benefícios oferecidos pela Petland, está o cartão batizado de “Caju” no valor de 800 reais, que o colaborador pode usar para cobrir gastos com alimentação, transporte ou outras necessidades. O plano de saúde também está incluído. O day off também está sendo analisado para a pessoa curtir o dia do seu aniversário.

Desde o início da pandemia, a empresa tem seguido com o modelo híbrido de trabalho, com duas vezes por semana no escritório e os demais dias em casa. E para aqueles que acabaram de adotar ou adquirir um animal de estimação, também contam com dois dias de licença PETernidade.

“Apoiamos esta iniciativa que tem total sinergia com a nossa missão de promover transformações na vida de todos as pessoas envolvidas com o ecossistem pet – tutores, pets, lojistas e criadores. A motivação é realizar na prática o que temos como propósito”, afirma o CEO da Petland&CO. A empresa também está estudando um novo formato de remuneração variável, de acordo com os cargos e metas atingidas.