A confiança no potencial da tecnologia fotovoltaica como alternativa energética é o que define a história da Blue Sol Energia Solar, empresa fundada por Nelson Colaferro Jr. e que administra hoje com seus filhos, José Renato e Luis Otávio Colaferro.
Foi Nelson quem, após a venda de seu antigo negócio e atraído pelas fontes de energia renováveis, idealizou uma empresa para atuar nesse segmento praticamente inexplorado no Brasil, porém com alto potencial de negócios.
Por meio de viagens realizadas nos anos de 2008 e 2009, ele teve a oportunidade de conhecer o uso da tecnologia fotovoltaica em países como os EUA e China que, embora não tenham a mesma disponibilidade de luz solar que o Brasil, já faziam amplo uso do painel solar em suas casas e edifícios.
Essa abundância da fonte, juntamente com as vantagens e desvantagens da energia solar em comparação as demais tecnologias, foram as razões que levaram Nelson a investir nesse segmento no Brasil.
Foi então que, ao regressar para o país e compartilhar essas informações com José e Luis, eles fundaram a Blue Sol Energia Solar em 2009, iniciando as atividades no ano seguinte e apostando em um mercado ainda incipiente e sem regulamentação.
“Viajamos pelo mundo para conhecer as principais tendências do setor e visualizar o que estava ocorrendo no exterior. Concluímos, então, que aquele grande movimento ocorreria cedo ou tarde no Brasil e decidimos investir todo o nosso tempo e nossas carreiras no negócio”, afirma Nelson.
A empresa sempre atuou exclusivamente com energia solar fotovoltaica, porém, no início, o trabalho era voltado para a importação e venda de equipamentos para sistemas isolados da rede elétrica (off-grid).
“Vendíamos para locais onde não havia disponibilidade de energia elétrica, como fazendas e usinas de cana.”, conta José Renato, sócio e diretor de operações da empresa.
Em 2011 veio a primeira expansão das atividades da empresa que, ao perceber uma procura pelos conhecimentos sobre a tecnologia por parte de profissionais, deu início a sua área de treinamentos para a formação de parceiros integradores.
Hoje, a empresa é referência em cursos técnicos de capacitação, com mais de 12 mil alunos formados desde então.
“Com mais profissionais e empreendedores, a tecnologia se torna cada vez mais conhecida, aumentando, assim, a demanda por sistemas. Apesar de ser um mercado novo, a Blue Sol atua desde o começo e tem muita qualidade e expertise no que faz”, afirma Luis Otávio, sócio e diretor da área de treinamentos e marketing digital.
Entendendo que a falta de informação sobre como funciona a energia solar ainda é uma das barreiras para a disseminação da tecnologia, a empresa ainda oferece vários conteúdos gratuitos com tudo sobre a energia solar por meio de seus canais online.
Foi no final de 2012, quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou a sua Resolução Normativa 482 e tornou possível à população instalar os sistemas e conectá-los a rede pública, através das regras de geração distribuída, que os negócios da Blue Sol deslancharam.
A empresa logo se adaptou a essa nova realidade do mercado e foi a responsável por instalar um dos primeiros sistemas conectados à rede do Brasil, em 2013.
Hoje, a empresa tem todos os seus esforços focados neste segmento, atuando com o projeto, venda e instalação dos sistemas de energia solar residencial, comercial e agro.
Em 2015, com as novas regras do segmento distribuído, o número de instalações cresceu vertiginosamente no Brasil, e assim também os negócios da Blue Sol.
No final de 2016, com o modelo de negócios bem definido, a empresa iniciou sua expansão através de franchising, abrindo sua primeira unidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Atualmente, a empresa oferece atendimento especializado em diversas cidades de São Paulo, além de unidades nos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Com mais de 1.000 sistemas instalados, 17 unidades operacionais e milhares de parceiros em atuação, a Blue Sol segue trabalhando para a expansão da tecnologia fotovoltaica no país e com o propósito de tornar mais brasileiros movidos por energia solar.