O mercado de franquias também foi impactado pela crise causada pelo coronavírus, no entanto, o setor mostrou sua força e conseguiu se manter durante o período inclusive, com alguns segmentos crescendo na pandemia.
Segundo a ABF, no primeiro trimestre de 2021, foram abertas 3,3% mais unidades – contra 2,3% no mesmo período do ano passado.
Em 2020, mesmo com a crise e os impactos econômicos que o isolamento social trouxe, os setor conseguiu se manter e expandir, tendo como foco cidades do interior. Abaixo listamos algumas marcas que expandiram durante a crise.
Franquia Educacional – Times Idiomas
Nos primeiros 3 meses do ano de 2021, a Times Idiomas, rede de franquias de escolas de inglês de alto padrão especializada no ensino de adultos, teve um aumento de 17% nas matrículas em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento expressivo se dá ao aumento da procura de profissionais brasileiros por empresas estrangeiras que demandam o inglês avançado e disponibilizam trabalho home office. Em 2020, foram abertas oito unidades e, para 2021, a expectativa é a inauguração de seis novas escolas e de, pelo menos, dez novas franquias comerciais.
Franquia Casa e Construção – Tintas MC
A Tintas MC chegou ao patamar de ser a maior rede de varejo no setor de tintas de todo o Brasil e uma das maiores da América Latina. Em 2021, a empresa possui 122 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo 70 lojas próprias e mais de 50 franquias. Para este ano, é esperado que sejam abertas mais 30 franquias. Durante 2020, a rede faturou mais de R$240 milhões somando todas as unidades.
Franquia Saúde Beleza e Bem- estar – GOU Odonto
Durante o ano de 2020, enquanto diversos setores do Brasil entravam em crise, a GOU Odonto, uma das maiores redes de franquias odontológicas brasileiras, cresceu em número de unidades e de faturamento. No ano passado, a empresa cresceu 25% do capital em relação a 2019. Atualmente, mais de 120 unidades da franqueadora estão espalhadas por todo o Brasil. A expectativa para o fim de 2021 é a abertura de mais 50 unidades englobando as cinco regiões do Brasil.
Franquia de alimentação delivery – Mineiro Delivery
Com os restaurantes fechados por conta da pandemia, o Mineiro Delivery, rede de franquias de comida mineira servida no box e um dos pioneiros da entrega de alimentos em domicílio, ultrapassou o número de 70 unidades. No ano passado, a empresa teve um aumento de 30% nas vendas. Para 2021, a expectativa é chegar a 100 unidades em operação e, mais ou menos, 50 em implantação. Criada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o Mineiro Delivery pretende expandir para outras regiões brasileiras.
Franquia de Serviços e Outros Negócios – Mister Multas
Criada em 2017, a Mister Multas é uma rede de franquias especializada em recursos de trânsito focada em condutores que têm problemas com a carteira de motorista e necessitam de suporte técnico e jurídico de qualidade para elaborar suas defesas junto aos órgãos de trânsito. Entre agosto de 2020 e março de 2021, a empresa cresceu em 170% no número de franquias espalhadas pelo Brasil. Para o final de 2021, a meta é que mais 40 unidades sejam abertas em vários estados.