Como escolher a carreira certa?

Uma das tarefas mais importantes da vida é definir qual carreira seguir, afinal, o trabalho ocupa boa parte do seu tempo e gostar da profissão escolhida é fundamental para a realização pessoal e profissional. Recente pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi revelou que 27% dos estudantes ainda tem dúvida sobre os rumos que desejam tomar no futuro. Um dos fatores fundamentais para tomar a decisão correta, é conhecer a rotina da profissão em que deseja ingressar, além de fazer uma análise de como anda o mercado nessa área.

Porém, o ponto mais importante é encontrar aquilo com que se identifica. Esse autoconhecimento deve reduzir a dificuldade da escolha, pois, dessa forma, é possível descartar setores em que a pessoa não se encaixa. O teste vocacional é uma ferramenta eficaz na busca desta descoberta. A Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, com o objetivo de orientar os jovens nesse momento, aplica uma avaliação aos candidatos que procuram  qualificação profissional e colocação no mercado de trabalho. Oferecido presencialmente nas 600 unidades ao redor do país e também pela plataforma online, o teste vocacional identifica possíveis áreas em que o candidato possa trabalhar, como tecnologia, turismo, carreira internacional, indústria e finanças.

Além desta orientação, a rede oferece opções de formação em diversos segmentos por meio de mais de 80 cursos profissionalizantes e do Programa Mais Empregos, que realiza o encaminhamento de profissionais ao universo corporativo através de parcerias estabelecidas com empresários. Nesse encaminhamento, também é levado em conta o resultado identificado no teste como as principais forças e habilidades do estudante.

O presidente e fundador do Grupo Prepara, Rogério Gabriel, acredita que uma das angústias mais presentes na vida do jovem é que com a diversidade de carreiras expostas no mercado, está cada vez mais difícil optar por apenas uma área, e o grande medo dos jovens é errar nesta fase primordial e perder outras oportunidades. “Não é necessário se desesperar caso perceba que o ramo eleito não é exatamente o que deseja, afinal, recomeçar é um dos grandes segredos para conquistar o sucesso. Mas para facilitar esta etapa, converse com pessoas do segmento que se identifica, faça exames vocacionais  e cursos livres , que além de ser um investimento a curto prazo, oferece um panorama completo sobre o segmento. E o principal, não tenha medo de errar. Tendo paixão e dedicação, com certeza o jovem alcançará promissores horizontes”, afirma o executivo.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!