Após anos registrando pleno desenvolvimento, o franchising brasileiro continua sendo uma ótima opção para quem deseja investir em um negócio próprio.
Nas primeiras posições, regiões que estão na mira dos investidores, como é o caso de Minas Gerais. Segundo a associação, o local é terceiro em quantidade de unidades e o quarto em número de redes. O estado chama a atenção devido ao abundante número de municípios, em sua grande maioria, com alto poder aquisitivo e pelo potencial para a expansão de redes.
A Maria Brasileira, rede de franquias de multisserviços especializada em limpeza e cuidados domésticos, trabalha 2016 com um forte plano de expansão por todo o Brasil, e o estado, é claro, também está na mira do projeto. “Minas Gerais é um local que cresce a passos largos e nós estamos unindo esforços para acompanhar esse progresso. Já atuamos na área por meio de 12 unidades, agora nosso objetivo é conquistar até o fim deste ano pelo menos 20”, explicou André Matos, gerente nacional de expansão da marca.
De acordo com o gerente, o método utilizado pela rede no estado, é baseado na procura por novos franqueados por regiões. “Segmentamos a busca por novos investidores dessa forma, porque é o método mais assertivo de capilarizar a rede. Desde o início de nossa expansão no estado, focamos a entrada de novos franqueados para a região metropolitana de Belo Horizonte, com isto, conseguimos “povoar” a capital mineira. Agora, sentimos a necessidade de expandir ao sul do estado e para tanto, nossas ações em capitação e investidores são direcionadas, e já sentimos o efeito com a entrada na cidade de Itajubá e outras em estágio avançado de negociação” explicou.
Cenário Mineiro
O mercado visualizado de forma profissional por André é tido como favorável para o segmento da marca. Por isso, promete ser um bom negócio para quem deseja investir em algo. “O investidor pode esperar um cenário altamente positivo. Temos observado que o estado tem absorvido muito bem nosso rico portfólio. Sabendo que a rede de Franquias Maria Brasileira atua diretamente sobre as necessidades, é comprovado a demanda em alta escala não apenas na contratação de serviços de limpeza residenciais e comerciais, mas também serviços de passeador de cães, cuidadores de idosos e babás são exemplos claros que somados geram uma alta rentabilidade ao franqueado”, explicou
Mudança de comportamento que impulsiona o mercado
O gerente de expansão ressalta que atualmente a franquia tem observado uma mudança no comportamento dos brasileiros! Fato que tem feito com que a população invista mais no setor de serviços, como, por exemplo, com a contratação de diaristas. “A entrada em vigor da regulamentação PEC das Domésticas, em março de 2013, tornou mais rigorosos os diretos trabalhistas dos profissionais dessa classe e impulsionou o mercado no qual a empresa está inserida, fazendo os patrões recorrerem mais aos serviços terceirizados. Após este período, temos percebido um aumento acentuado na procura por de mão de obra terceirizada, principalmente quando se trata da realização de serviços domésticos”, explicou André.
E apesar das mazelas da crise, o indicativo é de que a marca continue em prospecção. “A Maria Brasileira conseguiu manter um nível crescente nesses anos, tanto em número de franquias comercializadas quanto em serviços ofertados. Em 2015, podemos dizer que a rede registrou um crescimento de quase 40% em volume de unidades, considerando que iniciamos o ano com 100 franquias. Além disso, a média de atendimentos com nossas franquias, hoje, soma quase 20 mil ao mês. Para 2016, a empresa prevê a continuidade de seu desempenho positivo, superando todas as estimativas de crise em função do cenário econômico do país. A rede espera superar o volume de 20 mil atendimentos mensais, chegando a 25 mil”, conta.
Conquistando o investidor
E a marca faz suas apostas em ações para conquistar o público investidor de Minas. “Buscamos proporcionar um suporte que garanta o sucesso do negócio; oferecemos periodicamente treinamentos para nossos franqueados e também para os funcionários que integram o quadro das lojas. Além disso, antes de iniciar a operação da unidade, todos recebem informações completas sobre como vender cada serviço do portfólio, onde oferecer e como criar as oportunidades. Já no dia a dia da operação, continuamos o treinamento da área comercial, para isso, áudios, vídeos e materiais de apoio são enviados pela franqueadora à unidade, com o objetivo de desenvolver habilidades voltadas para o processo de vendas, bem como suas respectivas etapas, como demonstração de produto, negociação, fechamentos de venda, processo pós-venda, entre outros”, falou Matos.
Menina dos Olhos
Minas Gerais tem um gosto especial para a Maria Brasileira; a primeira unidade comercializada da marca foi em Belo Horizonte, há três anos, e permanece na ativa até hoje. “Além de todo esse carinho, temos orgulho em dizer que nossa “primogênita” conquista números excelentes e contribui de forma significativa para o desenvolvimento não só local, mas da rede como um todo”, revela o profissional.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!