Com receita de R$ 2,5 Bi no 2ºTRI no RJ, franquias apresentam opções de renda e investimento em feira digital

Setor tem maior resiliência do que negócios isolados e veem recuperando seu faturamento mês a mês

A retomada gradual da atividade econômica, as medidas de estímulo e a melhora nos índices de confiança empresarial e do consumidor devem incentivar novos negócios por parte de profissionais em busca de alternativas de renda e investidores visando retornos financeiros mais altos. Historicamente, o franchising é um dos principais destinos destes públicos, uma vez que oferece um modelo de negócio, produto ou serviço formatado e testado, suporte completo e menor índice de mortalidade. Soma-se a estes fatores a queda de alguns custos, especialmente os de ponto comercial.

Para unir esses investidores às redes, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro lança a Expo Franchising ABF Rio Virtual, feira online de franquias que será realizada de 25 de setembro a 01 de outubro. A iniciativa digital expande a experiência da versão presencial – que foi postergada para 2021 – com uma semana de contatos entre candidatos a franqueado e marcas de diferentes segmentos em um ambiente totalmente online, seguro e interativo.

Depois de um impacto maior no começo da pandemia, o setor de franquias vem apresentando uma redução de perdas mês a mês, sendo que em junho alguns segmentos como Saúde, Beleza e Bem Estar e Serviços e Outros Negócios apresentaram quedas de apenas 1% e 7%, respectivamente, de acordo com estudo da ABF/AGP.

No Rio de Janeiro, considerando os dados do 2º trimestre de 2020, o estado continua sendo o 2º com o maior número de redes e unidades em operação, ficando atrás apenas de São Paulo. Entre abril a junho deste ano, o Estado cresceu 1% em número de redes, atingindo o patamar de 830 marcas em operação. Além disso, em unidades também expandiu 4%, com 11.601 pontos de venda. Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no estado do Rio de Janeiro são Alimentação (31,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17%) e Moda (13,2%).

Durante a Expo Franchising ABF Rio Virtual, o participante terá a oportunidade de conhecer algumas das 80 redes associadas, nacionais e internacionais, de todos os segmentos do setor e com investimento inicial desde menos R﹩ 20 mil até mais de R﹩ 1 milhão. Para o presidente da ABF Seccional Rio, Beto Filho, esse é o momento de o Franchising se unir e mostrar seu potencial para reverter essa situação e crescer.

“É um evento de retomada do Franchising. Um evento virtual como esse faz o sistema ganhar uma dimensão ainda maior, pois já é reconhecido como uma porta de entrada para o empreendedorismo e agora terá mais um canal acessível a qualquer pessoa interessada em investir. Nesse evento estamos com uma perspectiva positiva de que vamos mostrar nossa organização e abrir caminho para uma recuperação mais fonte no segundo semestre e no começo de 2021”, declarou.

A Expo Franchising ABF Rio Virtual é realizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), e organizada pela DM Expo, empresa do Grupo DM Eventos. Os interessados podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/2EJH2vS. Caso tenha interesse em expor, entre em contato com a Vania ou Dil Melo pelo e-mail: [email protected]