Com oportunidades para recomeçar, Pizzaria Opportunità Social celebra seu primeiro ano de operação

Iniciativa de ressocialização e capacitação promovida pela franquia Pizza Prime mudou a vida de mais de 20 beneficiários

Não faltam motivos para comemorar o primeiro ano de operação da Pizzaria Opportunità Social, empreendimento social que nasceu da idealização da Pizza Prime, rede de pizzarias 100% brasileira com mais de 70 unidades em todo o país. A parceria entre a franquia, ONG Gerando Falcões e o Instituto Recomeçar promove a ressocialização de egressos do sistema prisional a fim de gerar renda e trazer dignidade de volta à vida dessas pessoas. O negócio, que mudou a vida de mais de 20 pessoas, faturou cerca de R$ 500 mil e alcançou a marca de 15 mil pizzas vendidas.

A Pizzaria Opportunità celebra este primeiro ano com o desafio de aumentar o número de pedidos e ampliar em 35% as vendas em 2023, chegando à marca de 21.500 pizzas até o final do próximo ano. Localizada na cidade de Poá, na Grande São Paulo, a unidade conta com mais de 20 colaboradores reintegrados, que encontraram na iniciativa a chance de se qualificarem profissionalmente para que possam desenvolver a própria fonte de renda e estarem aptos para o mercado de trabalho.

A operação da loja é chefiada por Leonardo Precioso, que atua também como CEO do Instituto Recomeçar, ONG reconhecida por reintegrar à sociedade homens e mulheres egressos do sistema prisional e que carecem de apoio para dar um novo rumo à vida. A entidade é responsável por direcionar estes assistidos para as oportunidades de emprego em todos os cargos da pizzaria, promovendo a possibilidade de adquirir experiência em uma nova profissão.

De acordo com Gabriel Concon, fundador e CEO da Pizza Prime, o projeto desenvolvido na loja realizou capacitações em diversas áreas. “Com uma equipe dedicada ao processo para escolher os colaboradores, o trabalho começa antes mesmo da saída carcerária”, conta. Como uma iniciativa autossustentável, toda a arrecadação financeira da unidade é revertida para seu próprio gerenciamento, valorizando e aumentando a capacidade de mão de obra qualificada.

Com planos de expansão, Concon deseja que o negócio se transforme em um modelo escalável, principalmente para conseguir levar a ação para outras regiões do país. “Existem muitos lugares do Brasil que precisam de negócios como esse, que gerem empregos e oportunidades para que essas pessoas possam voltar a sonhar”, compartilha.

De Pizzaiolo a Supervisor

O projeto já fez a diferença na vida de pessoas como o Diego Gomes da Silva, 33 anos, que, após 17 anos em regime fechado, encontrou a chance de crescer com a iniciativa.

Ao procurar o Instituto Recomeçar, ele iniciou o processo de desenvolvimento social acompanhado por educadores e equipe psicossocial. Depois dessa etapa de preparação, foi indicado para atuar como freelancer em um evento promovido pela Pizzaria Opportunità e, em alguns dias, foi contratado como auxiliar de pizzaiolo da unidade.

Com o passar do tempo, Diego foi desenvolvendo habilidades, tornou-se pizzaiolo e hoje é supervisor de operações. A chance de desenvolvimento permitiu que ele adquirisse uma motocicleta para complementar a renda realizando entregas de aplicativo e, também, ajudou na conquista da sua independência financeira.

A Pizzaria Opportunità conta com a colaboração de outras empresas para conduzir o projeto, como DCX – Embalagens para Pizza, Saipos – Sistema para Delivery e do escritório de arquitetura Marcos Vargas, responsável pela manutenção e ambientação do espaço.