Com mercado em ascensão, Dr. Shape investe em linhas de produtos exclusivas para ampliar lucratividade de unidades franqueadas

Linhas exclusivas já correspondem a 20% do faturamento das lojas Dr. Shape, maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina

O mercado de suplementos alimentares, produtos naturais, de saúde e bem-estar está em crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – Abenutri, são mais de 2,5 milhões de consumidores fieis, com crescimento de mais de 23% ao ano. E a previsão, para 2021, é de um acréscimo de 30% neste mercado.

A Dr. Shape – maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, com mais de 60 lojas em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal –, é referência por oferecer apenas produtos aprovados pela Anvisa e referenciados pelo mercado. As franquias da rede destacam-se, além disso, por trabalharem com linhas exclusivas de produtos, um diferencial que apenas uma empresa de grande porte consegue oferecer. “Sabemos que varejistas que oferecem os mesmos produtos que os demais têm muito mais dificuldade fidelizar clientes. Então, a franqueadora investiu em pesquisa para desenvolver a linha exclusiva Dr. Shape, que cresceu conforme a aceitação do público e já ocupa destaque nas lojas”, explica Felipe Kalaes, sócio-franqueador.

A linha exclusiva Dr. Shape (foto) foi lançada há dois anos e é composta por mais de 20 suplementos alimentares e vitamínicos. Fabricada com insumos de primeira linha, autorizados pela Anvisa, e com grande aderência por parte dos clientes, a linha Dr. Shape tem valor competitivo, que trazem segurança e resultados a quem os consome e boa margem de lucro aos franqueados.

A alta qualidade da marca exclusiva fez com que ela, em pouco tempo, correspondesse a 20% das vendas das lojas. “Tratam-se de produtos com uma excelente lucratividade porque independem de intermediários. Toda a negociação é feita diretamente pela franqueadora e repassada aos franqueados, que fidelizam os clientes pela qualidade da linha Dr. Shape e o atendimento realizado nas lojas. Contamos com consultores especializados e nutricionistas, que fazem atendimento personalizado nas lojas. Os clientes sentem-se confiantes e retornam às lojas”, completa Kalaes.

Lançamento de linha premium: Iconic Nutrition

O sucesso da linha Dr. Shape fez com que a franqueadora desejasse investir ainda mais na fórmula que vem garantindo seu destaque e a lucratividade de suas lojas: a comercialização de produtos exclusivos.

Assim, está chegando às lojas e ao e-commerce da marca uma nova linha, premium, chamada Iconic Nutrition, indicada para quem pratica atividade física e esportes e está em busca de maior performance. “O que diferencia as duas linhas é que a Dr. Shape é para todas as pessoas que buscam saúde por meio de suplementação alimentar e vitamínica, enquanto a Iconic Nutrition é uma linha premium, indicada a quem pratica atividade física e esportiva e deseja alcançar maior desempenho”, diz o especialista.

Com esses produtos, a intenção da marca é que o franqueado componha 35% de seu faturamento com produtos exclusivos. “Também temos parceria com as marcas tradicionais do mercado, oferecendo tudo o que o cliente busca. Mas, a ideia é ter diferenciais que permitam exclusividade e já estamos prevendo um novo lançamento para o segundo semestre de 2021”.

A linha Iconic Nutrition é composta pelos produtos conhecidos e mais consumidos pelo público, como BCAA, Emagrecedores, Termogênicos e Pré-Treino. “Todos, porém, têm diferenciais em sua composição, porque é uma linha premium”, destaca Kalaes. Além deles, complementam a linha cinco grandes novidades: Iso Pro (proteína isolada de alta qualidade, com aminoácidos que conferem real diferença aos resultados esperados); Gluta-I-Muno (produto voltado ao fortalecimento da imunidade); Iconic Skin (suplemento que proporciona pele mais saudável e com aparência mais jovem); Iconic Joint (suplemento para saúde e dores das articulações, joelhos e ombros) e Iconic TPC (produto natural que eleva a disposição, força, libido e vitalidade). “Trata-se de uma linha completa, com tudo o que os praticantes de atividades físicas precisam para obterem ganho de massa muscular e hipertrofia; emagrecimento e definição; endurance e performance; qualidade de vida e bem-estar”, completa o especialista.

Nova formatação de franquia

Outra grande novidade que está agitando a rede Dr. Shape é que a marca já está pilotando, na unidade franqueada de Dourados (MS), uma clínica de tratamento corporal e emagrecimento Dr. Shape Viva na Medida. “A partir de agora, nossas lojas contarão com um espaço dedicado a tratamentos corporais visando ao emagrecimento. É um antigo pedido de nossos clientes, que estávamos estudando, buscando os melhores parceiros e protocolos e, finalmente, conseguimos implantar”, comemora Felipe.

A clínica Dr. Shape traz protocolos exclusivos de emagrecimento e tratamento da gordura localizada com equipamentos de última geração, aliados a dietas elaboradas por equipe de nutrição e suplementação adequada. “Já temos resultados em clientes que estão se submetendo ao tratamento e estamos muito satisfeitos”, animam-se os diretores.

Em termos de negócios, a nova formatação da franquia exigirá investimento de R$ 310 mil (sem capital de giro) para novas lojas e os franqueados que desejarem implantar a novidade em lojas que já operam poderão fazê-lo, com adequação do espaço e financiamento do investimento.