Brasília está no radar de expansão do CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país. Com mais de 600 escolas abertas no Brasil, sendo 11 no Distrito Federal, a marca tem planos de inaugurar 80 novas escolas em todo o país em 2020 e chegar à marca de mil unidades até 2025.
Decio Pecin – CEO da rede CNA
Com base em ferramenta de georreferenciamento, a área de expansão do CNA mapeou oito áreas em Brasília com potencial para abertura de escolas de idiomas: Brazilândia, Lago Sul, Lago Norte, Centro, Cruzeiro, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião.
Para atingir seu objetivo de expansão e atender a municípios de diferentes tamanhos, o CNA oferece quatro modelos de franquias – Compacto, Pequeno, Médio e Grande – com investimento inicial a partir de R﹩ 70 mil. Os modelos Compacto e Pequeno foram desenhados especialmente para cidades de menor porte, com populações inferiores a 100 mil habitantes.
Eduardo Murin, diretor de Expansão do CNA, explica que ao investir em uma franquia CNA o empreendedor recebe um pacote de benefícios, incluindo o mais novo projeto arquitetônico da marca, enxoval de material didático e verba para mídia local. “Dessa forma, parte do investimento inicial é amortizado e, a depender do modelo de negócio, quase a totalidade”, diz.
Ensino de idiomas: mercado com amplo potencial de crescimento
Pesquisa recente feita pela Nielsen aponta que apenas 2% da população brasileira estuda inglês atualmente. Esse mesmo levantamento identificou que o mercado de ensino de idiomas tem potencial para quadruplicar de tamanho, já que 8% da população possui a intenção de estudar uma segunda língua no curto e médio prazo.
Para se tornar um franqueado CNA não é necessário dominar um idioma estrangeiro, ser professor ou ter experiência no segmento de idiomas. A maior vantagem do sistema de franquias, aliás, é poder contar com o know-how do franqueador. O CNA, por exemplo, oferece completo suporte ao franqueado desde o início dessa relação, auxiliando na busca do ponto comercial, na orientação para a montagem do negócio, no entendimento do mercado local, na formação de preços e na contratação de colaboradores, além de fornecer treinamentos tanto para o franqueado quanto para sua equipe. O que se espera do franqueado é capacidade para administrar o próprio negócio.