Com mais de 500 unidades, Lavateria se consolida como uma das maiores franquias do Brasil

Leandro Silva, founder e CEO, revela que a cada 30 horas são expandidas novas operações da rede

A Lavateria, rede de franquias de lavanderias autosserviço, se consolida como uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo recentes dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com um modelo de negócio enxuto e altamente automatizado, a Lavateria chega a 525 unidades em operação no Brasil e em Portugal, entre próprias e franqueadas, destacando-se como uma das maiores franquias do setor de lavanderias.

A marca acompanha o movimento de expansão do segmento de limpeza e conservação, ampliando sua rede de unidades e conquistando cada vez mais clientes em busca de praticidade e economia. De acordo com a ABF, tal segmento registrou um aumento de 11,6% no quarto trimestre de 2024, o que resultou em um faturamento de R$ 2,1 bilhões no período. Dentro desse contexto, as lavanderias destacam-se como um nicho promissor.

Fundada em 2016 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Lavateria comemora os nove anos de operação com um faturamento de R$ 72 milhões em 2024 e cerca de 2.300.000 kg de roupas limpas por mês. A franquia oferece um modelo de lavanderia automática e inovador, focado em proporcionar agilidade aos clientes.

Para Leandro Silva, CEO e founder, o resultado significativo da marca se deve ao trabalho árduo da equipe e o olhar perspicaz sobre uma tendência de consumo que tende a aumentar nos próximos anos. “Cada vez mais as pessoas buscam praticidade e economia, e o modelo de lavanderia self-service atende perfeitamente a essa demanda. Quando abrimos a primeira unidade, tínhamos o desafio de educar o público sobre esse formato de serviço, mas hoje, com a aceitação crescente, inauguramos uma nova unidade a cada 30 horas”, revela Leandro.

Com projeções positivas para os próximos anos, a marca continua expandindo sua presença em diversas cidades, consolidando-se como referência no setor de lavanderias self-service no Brasil. O faturamento da rede previsto para 2025 é de mais de R$ 90 milhões.

“Diante desse cenário positivo, nossos planos para os próximos anos são ambiciosos: queremos aumentar nossa presença no mercado nacional e internacional. Acreditamos que o setor de lavanderias self-service ainda tem muito espaço para crescer no Brasil e no mundo, e estamos prontos para aproveitar essa oportunidade, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e acessível para a população”, diz o empresário, cuja marca busca prospecção de investidores em Portugal, Espanha e França.

Olhar atento para oportunidades

O crescimento da rede reflete a mudança de hábitos dos brasileiros, que cada vez mais buscam soluções ágeis para o dia-a-dia. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), até 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial de lavanderias.

Esse dado reflete um panorama positivo para o setor de limpeza e conservação, especialmente para as franquias de lavanderias, indicando um mercado com demanda em expansão. “Quando decidi criar um novo negócio, queria algo que fosse inovador, funcional e que carregasse um nome marcante. Foi assim que nasceu a Lavateria: de um olhar atento para oportunidades e instinto aguçado para identificar tendências promissoras”, aponta o fundador.

O aquecimento do mercado de lavanderias se reflete na expansão do negócio. A expectativa é que ao menos 150 novas unidades sejam inauguradas até o final de 2025. “Lavar roupas é algo cultural e geracional que vem se transformando, isso nos faz acreditar que nossos futuros consumidores ainda estão por vir”, destaca Leandro, apontando o potencial futuro dos consumidores.

Seu conceito é baseado em unidades de autosserviço Fast, onde os consumidores podem lavar e secar suas roupas de forma rápida e eficiente, utilizando máquinas de última geração. “Em 2020 criamos o modelo Fast de autosserviço e tivemos um crescimento exponencial. Este é o foco da expansão desde então”, explica Leandro.

O modelo de negócio Fast é altamente replicável, o que facilita a expansão tanto no Brasil quanto no exterior, atraindo investidores que buscam uma operação simples, automatizada e com potencial de crescimento.

Modelo de negócio focado em economia e sustentabilidade

Um estudo realizado pela ANEEL e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) revelou que a lavagem de roupas em lavanderias self-service acarretaria 21% de economia de energia elétrica e até 40% de redução no consumo de água.

A Lavateria se destaca por oferecer um serviço prático, acessível e sustentável, atendendo desde casais e pessoas que moram sozinhas em apartamentos pequenos até famílias que buscam otimização de tempo e economia.

O uso de máquinas modernas da Lavateria garante a economia adequada de água e energia. “Utilizamos produtos biodegradáveis que não poluem o meio ambiente e o nosso consumo de água é em torno de 1/3 de uma lavadora doméstica”, revela o CEO da marca.

De fato, o cálculo realizado pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) é de que famílias compostas por quatro pessoas consomem, em média, 5.4 mil litros de água com lavagem de roupas em casa. As famílias que optam por lavanderias self-service, por sua vez, gastam 2.1 mil litros de água por mês, uma redução de 40% no consumo hídrico.

A escolha de uma lavanderia moderna pode gerar uma economia de 3.2 mil litros de água potável a cada mês, um resultado benéfico tanto para as contas mensais como para a sustentabilidade do planeta.

Além da economia nas contas domésticas, ao contratar os serviços da Lavateria o cliente também reduz ou elimina os gastos com produtos de limpeza como amaciante e sabão em pó. A tecnologia das máquinas permite um consumo de produtos biodegradáveis adequado. “As lavadoras possuem dosadoras automáticas de insumos que são adicionados no momento certo da lavagem. A aceitação é boa, o passo a passo é simples e explicado no layout, o que permite que nossas unidades sejam frequentadas por pessoas de todas as faixas etárias”, diz Leandro.

O processo completo de lavagem e secagem leva no máximo 1 hora e 15 ao custo de R$ 40 para higienizar e secar um cesto de roupas, um custo-benefício atrativo para quem busca conveniência. Esse modelo permite que os clientes utilizem os serviços de forma autônoma, proporcionando uma experiência prática e personalizada.

Franquia completa e barata

O mercado de lavanderias self-service tem atraído investidores devido ao potencial de crescimento e aumento exponencial de demanda, tornando-se uma opção rentável para novos empreendedores. O segmento de franquias de limpeza e conservação, como um todo, tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos, refletindo tendências globais e locais de comportamento consumidor, voltado para economia de tempo, recursos naturais e de dinheiro.

O modelo Lavateria Fast investe constantemente em tecnologia, com equipamentos modernos que garantem eficiência, economia de água e energia, o que gera redução de custos operacionais. Além disso, a rede adota um modelo de franquia que oferece uma estrutura de alta escalabilidade, com nichos de clientes a cada bairro de cidades de grande e médio porte.

“Atualmente, nossas unidades atendem centenas de clientes por mês, e a fidelização tem sido um dos nossos maiores diferenciais. Investimos em equipamentos modernos, sustentáveis, possuímos nossa fragrância exclusiva somada a um ambiente confortável para que os clientes tenham a melhor experiência possível”, salienta o fundador.

Com investimento inicial a partir de R$ 157.950,00, (incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação), e avaliado em 2 conjuntos de máquinas de 13kg de última geração, o franqueado pode dispensar a contratação de funcionários por se tratar de um modelo de negócio tecnológico com pagamento de serviços via celular. Nesse negócio é possível faturar em média R$ 37 mil por mês, com lucro líquido de R$ 11 mil, e prazo de retorno de 14 meses.

A franquia disponibiliza treinamento completo, suporte contínuo e marketing padronizado para seus franqueados, garantindo que a gestão dos investidores seja eficiente e bem-sucedida. Com o apoio da rede, a média de tempo estipulada para o alcance de ponto de equilíbrio é de 6 meses.