Com experiência de mais de 50 anos com exportação de produtos, a Calçados Bibi iniciou em 2017 a expansão internacional com a abertura de lojas exclusivas, sendo a primeira localizada no Peru. De lá para cá, a empresa já conta com 19 operações distribuídas na América do Sul e Central, sendo que três delas foram abertas ao longo de 2022. Para este ano, a marca planeja implantar 10 novas unidades, que estarão concentradas na América Latina e uma na Europa. Até 2030, a Bibi possui como objetivo chegar a 100 lojas internacionais.
Presente em mais de 60 países, a Calçados Bibi exporta cerca de 22% dos 2,6 milhões de pares de calçados produzidos nas duas plantas fabris, localizadas no Rio Grande do Sul e na Bahia. Para ter sucesso na internacionalização de franquias, uma das estratégias da marca visa a escolha de parceiros comerciais de longa data, que já atuam via exportação de calçados nos países em que a marca mapeia sua expansão por meio das lojas exclusivas Bibi. Isto permite que a implantação de uma operação de loja seja mais assertiva, já que conta com uma base de conhecimento sobre o varejo local, sobre a marca e sobre o produto.
“Nosso objetivo é levar para os consumidores da América Latina e Europa a expertise de 15 anos de atuação da Bibi no varejo. Durante esses anos, conseguimos ampliar a presença da marca por todo o Brasil e, junto com os nossos parceiros internacionais, implantar operações da rede em outros países. Agora, a meta é expandir para outros centros comerciais nas regiões onde já operamos e chegar em países que só contam com lojas multimarcas, permitindo criar uma experiência diferenciada de consumo aos clientes Bibi”, comenta a presidente do Grupo, Andrea Kohlrausch.
A expectativa da marca é ingressar em El Salvador, Costa Rica, Paraguai e ampliar atuação no Equador e Peru. Além disso, a rede se prepara para abrir a primeira operação na Europa, mais precisamente em Portugal.