Em 2010, Aderbal Gil Parra, hoje franqueado TRATABEM – única franquia do país especializada no tratamento e assistência técnica de piscinas – se mudou com a família da capital paulista para o interior do Estado em busca de mais qualidade de vida: “Estávamos cansados da rotina estressante na capital. Foi quando eu e minha esposa decidimos mudar de vida em uma cidade mais tranquila”. Foi em Três Fronteiras que o casal, hoje com dois filhos, se instalou. No início, Aderbal continuou atuando em seu antigo ofício, o de professor/treinador de máquinas injetoras, viajando pelo Brasil: “Ficava muitos dias longe da minha família. Meu filho sentia muito minha falta e eu também. Depois de um ano, decidi encarar outros desafios”, conta.
Por dois anos, Aderbal atuou como concursado da prefeitura da cidade e cuidava da piscina do clube local, função que lhe deu bagagem para o que estava por vir: “Fazia a manutenção e limpeza diária da área de lazer do clube”. Depois trabalhou em duas usinas, na primeira como auxiliar de segurança patrimonial e, na segunda, como coordenador de segurança patrimonial: “Fiquei dois anos como coordenador e, pela primeira vez, fui dispensado da empresa. Depois disso, com o dinheiro da rescisão e também por necessidade, decidi pesquisar algumas franquias de serviço”, relembra.
Em 2017, Aderbal visitou a ABF Franchising Expo e conheceu o Grupo iGUi: “Fui embora com três alternativas de negócio e a TRATABEM era uma delas. Eu e minha esposa analisamos as opções e decidimos pesquisar melhor a TRATABEM”. O então candidato a franqueado foi para Cedral visitar uma das fábricas de piscinas da iGUi e ficou entusiasmado em conhecer o máster franqueado da unidade: “Depois dessa visita, batemos o martelo. Fiz o treinamento obrigatório na iGUi e em julho de 2017 inauguramos a loja em Santa Fé do Sul, cidade vizinha onde moro”, lembra.
À frente do negócio por um ano e meio, Aderbal divide o dia a dia do trabalho com o filho Caique, de 17 anos. Ele cuida das visitas aos clientes e o filho faz o atendimento no quiosque.
Para 2019, o empreendedor tem três objetivos claros: mudar a localização da loja dentro do estacionamento da rede de supermercados, contratar alguém para ajudá-lo nas visitas e alcançar o ponto de equilíbrio do negócio: “Ficamos no estacionamento de um supermercado e estamos negociando mudar alguns metros a localização da loja, para melhorar a visualização dos clientes”, diz. O franqueado investe em torno de R$1600 por mês em anúncios de mídia local e conta com cinco clientes fixos e 18 clientes rotativos, fora os esporádicos: “Com o pagamento total do negócio para o próximo ano, os planos são expandir o negócio e gerar empregos”, conclui.