Com desconto na taxa de franquia, Gigatron Tecnologia vê aumento de 35% na procura pelo modelo de negócio

Plano Habitacional foi criado para atingir cidades com até 100 mil habitantes estimulando a competitividade do franqueado na região de atuação

Se para muitas pessoas o cenário de pandemia e quarentena instalado no Brasil fez com que a renda caísse com aumento do desemprego, para muitos outros essa é uma situação que ativou a bandeira do empreendedorismo, da busca pelo negócio próprio.

Segundo o Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, a atividade empreendedora voltou a crescer com mais de 264 mil empresas criadas no Brasil no mês de junho. Ao final do 1º quadrimestre de 2020, o setor de Serviços representava 46,13% das empresas.

Esses números vão de encontro ao cenário vivido pela rede de franquias Gigatron Tecnologia, rede especializada no desenvolvimento de software para varejo. “Tivemos um aumento de 35% na procura pelo nosso modelo de negócio. Esse é um sinal de que o brasileiro continua empreendendo para enfrentar a crise. Grande parte desse crescimento é proveniente de pessoas que perderam emprego e buscam alternativas para conquistar uma boa renda. Com acertos feitos com as empresas e o FGTS, muitas optam por empreender, investindo esse dinheiro e agregando bons lucros e flexibilidade”, explica Marcelo Salomão Guimarães, diretor executivo da Gigatron.

 Períodos de crise costumam gerar oportunidades

O chamado empreendedorismo por necessidade chamou atenção da Gigatron que criou um modelo de negócio exclusivo para cidades de até 100 mil habitantes. O Plano Habitacional, como foi denominado, fez com que a taxa de franquia caísse de R$ 10 mil para R$ 2 mil. Além disso, a franquia não tem o custo pela licença, deixando o negócio ainda mais competitivo e com maior capacidade de escalabilidade em função do alto volume de possíveis clientes.

Nessa modalidade, as unidades possuem um custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para os clientes na mesma cidade de atuação da franquia. Sendo assim, no valor que ele vender o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora, gerando maior faturamento ao franqueado.

O diretor executivo conta que levou em consideração o número grande de empresas abrindo e se mantendo em municípios pequenos. “As pessoas estão se encorajando a abrir novos negócios. Toda empresa precisa de um sistema de gestão ou outros serviços de tecnologia. Nosso objetivo principal é deixar nosso franqueado mais competitivo no mercado de software e levar condições especiais para o cliente final”, salienta.

“Queremos expandir e aumentar em 25% o número de unidades da modalidade software. Ter capilaridade tem como principal benefício a possibilidade de levar a gestão para o maior número de empresas. Estamos desenvolvendo soluções que vão deixar o franqueado ainda mais competitivo e principalmente seguindo as tendências do mercado atual”, ressalta o diretor comercial.

Ganhando dinheiro com mercado de tecnologia

Um dos principais diferenciais da franquia Gigatron está no modelo de ganho, onde o franqueado tem total autonomia no preço que ele vai praticar com o cliente final, além de ter várias soluções que atendem diversos segmentos do pequeno e médio varejo, restaurantes e prestadores de serviço.

Ao oferecer um serviço de tecnologia ao mercado, na maioria das vezes, se emprega um possibilidade de ganho recorrente, visto que se vende um produto, um software por exemplo, e cobra-se mensalmente a manutenção e atualização do mesmo.

“O modelo de monetização da franquia software é recorrente e facilmente escalado. Um franqueado fazendo a abertura de 2 clientes por semana, com um ticket médio de R$ 250,00 em 3 meses ele já tem o retorno do investimento e ultrapassa o ponto de equilíbrio do negócio”, explica.

Um outro ponto interessante para avaliar o ROI da franquia pode ser acessado no site da rede, onde o próprio candidato pode calcular o ROI na cidade que ele deseja atuar.

Atuação Home Office

O franqueado trabalha em home office e tem total autonomia para visitar seu cliente proporcionando um suporte presencial rápido e eficaz de acordo com seus próprios horários. Basicamente ele é credenciado e homologado com todos os softwares da rede, em seguida ele vai até o possível cliente, identifica a necessidade e na sequência faz a implantação da solução em software solicitada. A partir daí, cria sua carteira de clientes e passa a dar o suporte necessário sob treinamentos e orientações da franqueadora.