Com crescimento de 23%, estratégia omnichannel impulsiona e-commerce da Bibi

Além de aumento da demanda, proporcionar uma experiência diferenciada contribui para cenário positivo no canal

Considerado como uma frente de loja, o e-commerce da Calçados Bibi desempenha um papel importante na marca, principalmente quando a rede decidiu investir no conceito de transformação digital. Explorando de diversas formas o contexto da omnichannel, o canal registrou um aumento de 23% nas vendas durante os primeiros nove meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Este crescimento é resultado de uma série de fatores, que englobam uma demanda crescente, mas também é impulsionado por uma estratégia que visa proporcionar uma experiência de consumo diferenciada ao cliente, tanto no digital quanto nas mais de 130 lojas físicas espalhadas pelo Brasil.

Dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que o e-commerce brasileiro registrou um crescimento exponencial de 2019 a 2023. Diante disso, a expectativa é que a modalidade atinja a marca de R$ 185,7 bilhões em vendas até o fim do ano, somando o dobro quando comparado aos R$ 90 bilhões de 2019.

No caso da Bibi, por exemplo, o foco principal é utilizar a rede de lojas físicas como um hub de distribuição, tornando o processo de compra online mais conveniente e eficiente para os consumidores em todo o território nacional. “Nossa estratégia para impulsionar o crescimento do e-commerce se concentra na integração das operações online e offline. Isso é feito para reduzir o atrito que os clientes costumam enfrentar ao comprar produtos online, como questões de logística, prazos de entrega e custos de frete. A empresa compreende que a experiência do consumidor é fundamental para o sucesso nos negócios, e a estratégia omnichannel é o caminho para alcançar essa excelência”, explica Alan Rosanelli, gerente de Omnicanalidade da Bibi.

Uma das principais inovações da Calçados Bibi é o uso das lojas físicas distribuídas em todo o Brasil como pequenos centros de distribuição. Isso permite que a empresa forneça prazos de entrega mais curtos e custos de frete competitivos. Assim, ao usar a loja física mais próxima do cliente como ponto de partida para a entrega, a marca consegue reduzir significativamente o tempo de trânsito e oferecer a opção de entrega no mesmo dia. Consequentemente, isso aumenta a fidelização dos consumidores e as vendas, devido à praticidade e boa jornada de compra vivida.

“Seguimos empenhados em proporcionar uma experiência de compra online semelhante à da loja física. Além da entrega no mesmo dia, oferecemos aos clientes a possibilidade de comprar online e retirar em uma das unidades, o que proporciona conveniência e flexibilidade adicionais no momento da compra. Essa abordagem híbrida é uma prova do compromisso da Bibi em atender às necessidades e preferências variadas dos consumidores. Tudo isso sempre seguindo o nosso propósito, de fazer o bem, um passinho por vez”, finaliza a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.