Com crescimento de 13,5% no primeiro trimestre do ano, setor de Moda demonstra recuperação e Le Briju alavanca expansão por franquias

Além de oferecer a oportunidade de abertura de lojas em shoppings com foco nos públicos A e B, a Le Briju acaba de lançar seu primeiro quiosque, que está sendo pilotado pela franqueadora e, em breve, estará disponível aos franqueados

O setor de Moda foi um dos mais castigados com a pandemia. Mas, com a retomada do trabalho presencial e de eventos, o consumo de roupas, calçados e acessórios aqueceu-se e, no primeiro trimestre do ano, as franquias de Moda cresceram 13,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme apurou a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Para Celina Kochen, coordenadora da comissão de moda da entidade, esse é um bom momento para quem quer investir no setor. “Optando-se por uma franquia, o empreendedor terá todo o suporte do franqueador, que já testou o mercado e lhe oferecerá treinamento, suporte, fornecedores e outros benefícios que minimizam os erros”, explica.

A Le Briju – varejista de acessórios de Moda, que possui lojas em importantes shoppings com foco nos públicos AB e aposta no visual merchandising único como diferencial de suas lojas – é uma das franqueadoras que está em plena expansão.

As lojas Le Briju comercializam bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis, com foco no público B. O franqueado atua em shopping, com loja de metragem média de 35 m2. O valor médio do investimento é a partir de R$ 390 mil, já contando com a taxa de franquia e o capital de giro.

O franqueado receberá todo o suporte necessário para a operação, já que a marca não exige conhecimento prévio para que o perfil do franqueado seja aprovado. “Buscamos franqueados comprometidos com a gestão do negócio, administrativa e financeira, bem como aqueles que tenham a Le Briju como sua atividade principal. A transferência de know-how será realizada por treinamentos inicial e contínuo, uma característica do suporte de nossa gestão”, informa Evandro Madeira, Diretor de Marketing.

A Le Briju foi fundada em 2016 e, de lá para cá, pilota lojas próprias nos melhores shoppings da capital paulista – como Anália Franco, Pátio Paulista, Pátio Higienópolis, West Plaza, Villa Lobos e Center Norte – além de uma em Barueri (SP), no ShoppingTamboré, e outra em São Roque (SP), no Fashion Outlet Catarina, no total de oito lojas.

Em dezembro de 2021, a Le Briju inaugurou sua primeira franquia, desta vez em São Caetano do Sul (SP), no ParkShopping São Caetano. E, no fim de abril de 2022, foi a vez de Manaus receber a segunda unidade franqueada da marca, no Manaura Shopping. “A primeira unidade franqueada, em São Caetano, está superando as metas de faturamento e, após o primeiro mês de atuação, a loja de Manaus também está com excelente desempenho”, diz Madeira.

Recentemente, foi a vez da marca inaugurar seu primeiro quiosque, que está sendo pilotado pela franqueadora e, em breve, também será um formato disponível para os franqueados investirem (conforme box no final deste texto).

Planos de expansão

A Le Briju deseja expandir-se por todo o estado de São Paulo, sempre com lojas em shoppings de públicos A e B.

A estratégia de expansão da Le Briju é desenhada dentro das boas práticas do franchising. Para prestar um excelente suporte à rede franqueada, a franqueadora pretende inaugurar lojas próximas umas às outras, em shoppings com grande fluxo de consumidoras com o perfil da marca. Cidades paulistas, como Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos, além da própria capital, São Paulo, estão na mira da franqueadora. Além delas, as capitais do Sul e Sudeste também são promissoras para esta primeira fase de expansão. A marca já está em negociação para a abertura de novas lojas.

A Le Briju é uma franqueadora associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising.