Com receita recorrente e gerando fluxo contínuo de faturamento nas escolas, as franquias de educação seguem em alta no Brasil. É o que comprova os números da pesquisa trimestral da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O franchising educacional, segundo a entidade, cresceu 12,6% no terceiro trimestre de 2024, frente ao mesmo período de 2023. Maior grupo de ensino do Brasil, a MoveEdu é exemplo da força do setor e da alta na busca por negócios que oferecem estabilidade e previsibilidade nos ganhos mensais.
Detentora das marcas Microlins, Prepara Cursos, Ensina Mais Turma da Mônica, Fapre (Faculdades Prepara) e Famic (Faculdades Microlins), a MoveEdu está presente em todo o País, somando mais de mil escolas. Entre julho e setembro deste ano, o grupo ampliou a oferta por cursos profissionalizantes, livres, de inglês, graduação e pós-graduação com a abertura de 12 novos endereços, distribuídos em 12 cidades.
Além das implantações, a empresa investiu ao longo de 2024 em uso de Inteligência Artificial para aprimorar negociação e seleção de potenciais franqueados. Com a utilização da ferramenta, a companhia visa aumentar em até 30% o agendamento de reuniões estratégicas com investidores que desejam abrir o próprio negócio no segmento educacional, além de auxiliar na análise do perfil do candidato, para verificar se há uma sinergia com as redes de ensino.
“O mercado de educação no Brasil sempre foi muito aquecido, porém com o fortalecimento dos cursos semipresenciais e à distância, o setor segue com potencial em alta, trazendo oportunidades para que diferentes públicos possam se capacitar e/ou ingressar no mercado de trabalho. Entendemos que nosso papel na profissionalização de jovens e adultos, além do aprimoramento de habilidades das crianças, é fundamental para termos um País mais desenvolvido. Com isso, investimos na preparação de profissionais por meio dos conhecimentos dos nossos cursos, e de hard e soft skills, fundamentais nos dias de hoje, para que atendam aos requisitos de empregadores de diferentes áreas de atuação”, comenta Rogério Gabriel, CEO do Grupo MoveEdu.
Já a Rockfeller Language, rede com sede em Balneário Camboriú e com mais de 100 unidades em todo o país, está em plena expansão e se posiciona na vanguarda da inovação no ensino de idiomas. Pioneira no uso de Inteligência Artificial (IA) em sua metodologia, a rede será a primeira do setor a adotar recursos de IA em sua metodologia de ensino a partir de 2025. Entre as inovações, destacam-se o Atlas, assistente de nivelamento, e o Assistente Pedagógico, que oferece suporte personalizado aos docentes. Outras ferramentas incluem o Gerador de Feedbacks, o Personal Teacher e o Practice Buddy, que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Com a previsão de abrir mais 100 unidades no Brasil e alcançar R$ 78 milhões em faturamento até 2025.
Além do crescimento das franquias de educação, o setor de franchising obteve um incremento de 12,1% na receita no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período do ano passado. O faturamento passou de R$ 62,676 bilhões para R$ 70,231 bilhões no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.