Com baixo investimento e alto retorno, franquia de energia solar é destaque na ABF Expo 2022

Pela primeira vez no maior evento de franchising do mundo, Portal Solar, rede de microfranquias com 175 unidades, planeja selecionar mais 200 franqueados

O Portal Solar, franqueadora com mais de 175 unidades no Brasil, será um dos destaques na maior feira de franchising do mundo, a ABF Expo 2022. A empresa apresentará o inovador modelo de microfranquia home-based para quem estuda entrar no promissor mercado de venda e instalação de painéis solares para casas e empresas.

A ABF Expo (feira e congresso) acontece na cidade de São Paulo (SP), de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte. São esperaras 60 mil pessoas, que terão a oportunidade de selecionar o negócio de preferência entre cerca de 400 marcas.

“Nós não exigimos experiências no setor de energia solar, mas buscamos parceiros com perfil comercial, visão empresarial, disposição para aprender e boa comunicação”, afirma Felipe Sapucahy, Gerente-Geral do Portal Solar Franquias.

O executivo disse que o plano do Portal Solar é selecionar mais 200 unidades até dezembro. Com investimento a partir de R$ 35 mil, o faturamento mensal pode chegar a R$ 150 mil, retornando o investimento entre 3 e 6 meses de operação.

“Eu não sou do setor solar. Venho da área gráfica e editorial, porém, mesmo sendo designer gráfica entendi que consigo fazer esse trabalho. Estudei bastante, me apaixonei pelo tema e sei que com o Portal Solar tenho todo o suporte que preciso para operar”, disse Risonele Coutinho, franqueada de São Paulo.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu 10,7% em 2021, para R$ 185 bilhões. No ano passado, as franquias de serviço, como o Portal Solar, apresentaram o maior crescimento no período (22,9%), contribuindo para reduzir a taxa de desemprego no País. A projeção é que o setor de franquias supere R$ 201 bilhões (+ 9%) em 2022.

O uso da energia solar em telhados e pequenos terrenos acaba de ultrapassar 1 milhão de sistemas instalados pelos próprios consumidores brasileiros em residências e empresas, movimentando mais de R$ 57,4 bilhões em investimentos e criação de cerca de 320 mil empregos nos últimos dez anos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia solar (ABSOLAR).