Com a tecnologia inserida totalmente na vida das pessoas, Feira Virtual ganha espaço e conquista empreendedores

Eventos virtuais se fortaleceram em 2020 e versão híbrida também deve conquistar o mercado dos negócios em 2021

2020 foi o ano de muitas mudanças e adaptações. O setor de eventos se viu acuado com o início da pandemia, porém a criatividade e o poder de adaptação dos empreendedores pelo mundo fez o mercado se reinventar e os eventos virtuais passaram a fazer parte do dia a dia no mundo dos negócios.

Assim, o mercado de franquias, sempre aquecido pelo estímulo dado ao empreendedorismo, ganhou em julho de 2020 a primeira Feira Virtual de Franquia totalmente organizada nesse modelo. Ativação de novas tecnologias, aprendizado com novas ferramentas e adaptação na maneira de apresentar e vender um negócio. Nesse novo cenário, os executivos do setor de franquias, Henrique Mol e Ricardo Branco, desenvolveram no segundo semestre de 2020 dez edições da FVF – Feira Virtual de Franquia que reuniu 23 mil futuros empreendedores, 200 marcas e gerou R$ 3 milhões em negócios em plena pandemia.

Segundo Ricardo Branco, diretor executivo do evento, esses números mostram que o mercado está em plena evolução e que o modelo de conexão, a Feira Virtual, veio para ficar. “Temos resultados satisfatórios de ambas as partes, expositores e investidores. Economia de tempo, de dinheiro, otimização de fluxos são alguns dos fatores que mais impactaram a adesão ao modelo. Acreditamos que em 2021 continuaremos potencializando esse mercado e que a possibilidade de eventos híbridos também fará parte do calendário das marcas de acordo com suas estratégias de expansão”, cometa.

Segundo Pesquisa de Desempenho do 3º Trimestre de 2020 realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor movimentou R$ 43.953 bilhões tendo destaque os segmentos de Alimentação; Saúde, Beleza e Bem Estar; Serviços e Outros Negócios.

Estimulando o empreendedorismo

Para as pessoas que buscam empreender, ter o negócio próprio, as feiras de franquias presenciais sempre foram essenciais para entenderem as oportunidades que o mercado proporciona. Com a proibição da realização das mesmas, muitas se viram perdidas na hora de empreender e tiveram no formato informativo da Feira Virtual de Franquia uma oportunidade de encontrar o negócio ideal.

Conectada 24 horas

A microempresária e empreendedora Andréa Regada, de 42 anos, precisou buscar novas fontes de renda com a chegada da pandemia e foi na Feira Virtual de Franquia que encontrou um negócio que lhe passou confiança e credibilidade. “Meu pai sempre foi empreendedor, acredito que tenho dom dele. Antes de ter meus negócios eu era bancária, saí do banco e montei meu próprio salão de beleza. Na pandemia, precisamos nos reinventar e por meio da Feira conheci a RapChef que tem uma proposta bem interessante e com um investimento acessível, pude agregar uma nova renda”, conta.

Andréa se considera uma pessoa conectada 24 horas e acredita que a internet será a base de todos os negócios em 2021 e pretende ampliar seus empreendimentos virtualmente. “Faço aulas, cursos, troco ideias com pessoas de longe diariamente. Convivo com isso. A internet é conhecimento, é trabalho, é crescimento, é oportunidade. Estou sempre em busca de diferenciais e acredito muito no relacionamento com o cliente, mesmo que virtual. Por isso, minha dica é: estude sem parar e dê valor ao que a sua empresa tem de mais importante: o seu cliente. Surpreenda-o sempre, porque ele faz você crescer”, salienta.

Calendário FVF – Feira Virtual de Franquias 2021

Reforçando a necessidade de distanciamento ainda em 2021, a Feira Virtual de Franquia já disponibilizou o calendário de eventos dividido por regiões conforme aconteceu ano passado. “Com o direcionamento para os Estados conseguimos filtrar e potencializar o público-alvo em nossas campanhas de marketing atraindo leads de qualidade de acordo com a possibilidade de expansão de cada marca em todo o Brasil”, explica Branco.

Serão 10 edições ao longo do ano. A primeira edição do ano acontece em março.

18/03 – São Paulo
16/04 – Bahia
20/05 – Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte
11/06 – Minas Gerais
16/07 – Distrito Federal e Goiás
20/08 – Rio de Janeiro e Espírito Santo
23/09 – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
28/10 – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
25/11 – Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão
16/12 – São Paulo