Com a falta de moedas no mercado, franquia lança ferramenta de troco digital

Iniciativa criada pela rede de franquia Dot Bank busca por soluções de um dos maiores problemas encontrados no pequeno varejo: o troco de moedas físicas

Supermercados, lojas e bancos sentem o impacto da falta de circulação de moedas já há algum tempo. Sumidas do mercado, os centavos são muitos utilizados para atividades corriqueiras, e claro, dar e receber o troco.

A falta de moedas para o troco pode gerar impacto no resultado de uma loja e gerar insatisfação dos clientes, já que é comum a prática de arredondar para cima ou para baixo. Porém, a prática é considerada ilegal, conforme o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Para evitar o temido troco em balinhas, arredondamento e a quebra de caixa, uma nova prática vem ganhando cada vez mais espaço no mercado: o troco digital, que beneficia os varejistas e consumidores brasileiros.

É pensando em contribuir com consumidores e empresários nessa grande dificuldade que o DotBank – primeira fintech no formato de franquia no Brasil responsável pela gestão de dinheiro de terceiros – acaba de lançar a nova ferramenta de troco digital com muito mais vantagens.

O estabelecimento terá uma conta digital no Dot Bank na qual irá recarregar com um valor desejado a fim de fornecer o troco aos clientes. Ao realizar uma venda e na mesma ser necessário devolução de troco para o seu cliente, o operador de caixa irá oferecer o troco digital. Se o cliente aceitar, deverá informar alguns dados como o número do celular e CPF, por exemplo.

O operador de caixa acessará a tela do Troco Digital na plataforma do banco e imputar os dados informados pelo cliente. O valor será creditado em uma conta criada no CPF/CNPJ informado e um SMS será enviado com um link para que o usuário acesse a plataforma do banco para enviar a documentação para validação da conta. Caso o cliente já tenha uma conta, o dinheiro constará na conta dele na hora.

O processo de transferência da conta do estabelecimento para a conta do usuário/cliente é instantâneo e pode ocorrer 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Facilidades

Amanda Pinatti, diretora de operações da franquia DotBank, explica que nesse caso é necessário que tanto o cliente quanto o estabelecimento sejam clientes Dot Bank.

“Ambos precisam ter a conta para contemplar a operação. No caso, se o cliente ainda não tiver a conta, ele será direcionado a anexar a documentação para validar a conta que já terá recebido solicitação pelo estabelecimento, ao imputar os dados para o Troco Digital. A operação realizada no processo é um “P2P”, ou seja, uma transferência entre contas e por isso tem a vantagem de ser 24 horas por dia”, diz.

Para estimular o uso do troco digital, a rede fará divulgação em estabelecimentos que já adotam essa prática.

Entre os benefícios para o usuário está em que ele pode poupar dinheiro nessa conta digital e quando tiver um valor acumulado pode pagar boletos pela plataforma, transferir para outra conta, ou até mesmo sacar em pontos com o Dot Cash. O conceito do Dot Cash é transformar a empresa num caixa eletrônico, onde lojas com alto fluxo de pessoas pode se tornar um “caixa eletrônico” do banco. O projeto será lançado em breve pela rede.

Já o estabelecimento, terá sua marca divulgada, como conveniada e que utiliza a tecnologia do Troco Digital. “Resolve o problema da escassez de moedas na praça e pode ainda fazer ações promocionais como: quem aceitar o troco digital tem desconto de x% nos produtos Y, Z e W. Ou quem aceitar o troco digital tem cashback em dobro comprando dentro da loja, comprando nos próximos 30 dias”, frisa Pinatti.

Como abrir uma conta

Para solicitar a abertura de uma conta no Dot Bank, a pessoa/empresa deve acessar o site e clicar em “ABRA SUA CONTA”. O site vai direcionar para outra tela aonde pedirá se a conta será PF ou PJ e o número do CPF ou CNPJ.

Após, deve ser informado alguns dados básicos, como nome completo ou razão social, endereço, telefone, e-mail e qual a senha deseja utilizar para acessar a plataforma. Logo em seguida, é feito upload de alguns documentos, que são eles:

PF – RG e CPF (ou CNH) + comprovante de endereço (no próprio nome ou com anexo de justificativa de grau de parentesco de quem a conta se encontra no nome).

PJ – RG e CPF (ou CNH) + comprovante de endereço (de todos os sócios, caso houver) + contrato social + cartão CNPJ + comprovante de endereço da empresa.

Salvando os arquivos na plataforma, o banco passa a ter conhecimento dessa solicitação de conta. A documentação é auditada e a conta validada se todos os dados estiverem corretos. Esse processo tem um prazo máximo de 48 horas para a conta ser aprovada ou não.

Quando a conta é recusada por algum motivo, seja ele falta de documentos, ou documentos inválidos ou até mesmo ilegíveis, o cliente recebe um e-mail com a justifica e instrução do que deve ser feito para que a solicitação da conta seja reenviada para nova avaliação. Vale lembrar que em alguns casos, o banco entra em contato com o cliente através do WhatsApp para instruí-lo do que deve ser feito.

“Trata-se de uma prática muito simples e bastante inovadora que beneficia o cliente e varejista. Ainda mais em tempos de pandemia, onde muitas pessoas fazem o possível para minimizar a troca de qualquer material, incluindo o próprio dinheiro físico”, conclui a diretora de operações do Dot Bank, Amanda Pinatti.