O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, começa o ano lançando dois novos formatos de negócio: Franquia Escola CNA e Franquia Studio CNA. Com investimento inicial a partir de R$ 35 mil, esses formatos se caracterizam como micro formatos ágeis, de baixo custo, e são destinados a empreendedores com perfis específicos que querem abrir uma escola de idiomas renomada com pequeno investimento e de fácil operação.
A Franquia Escola CNA é uma franquia pensada para ser instalada dentro de instituições de ensino. A proposta é oferecer esse novo formato tanto para quem já é franqueado da rede quanto para mantenedores de colégios. Já a Franquia Studio CNA, por sua vez, prevê um ponto comercial com uma sala de aula, em espaço econômico com até 40 m². Nesse caso, ao contrário do que acontece em outros modelos de franquia da rede, o franqueado precisa ser, necessariamente, professor de inglês, espanhol ou dos dois idiomas.
“Esse novo formato de negócio que atende municípios menores, com até 35 mil habitantes, é ideal para professores de idiomas que têm o sonho de abrir um negócio com marca forte e suporte completo”, explica o diretor de Expansão do CNA, Eduardo Murin. A Franquia Studio CNA tem capacidade para atender até cem alunos. O franqueado irá ministrar as aulas e pode, se achar necessário, contratar um funcionário de apoio para captação de alunos e atendimento.
Além dos dois lançamentos, o CNA continua oferecendo aos candidatos a franqueados seus outros quatro modelos de franquia: compacto, pequeno, médio e grande, com investimento a partir de R$ 95 mil. O plano de expansão do CNA para 2021 prevê a abertura de 165 novas franquias. Atualmente, a rede possui 630 escolas em operação.
Entre os benefícios concedidos aos novos franqueados ao longo de 2020 vale a pena citar a isenção da taxa de franquia, bonificações como materiais didáticos e flexibilização em relação ao prazo de abertura da nova franquia – vantagens que continuam disponíveis aos candidatos a franqueados em 2021.
Para este ano, a rede pretende abrir escolas em todas as regiões do país, porém, com ênfase no Norte e Sul, bem como nos estados de Minas Gerais e Bahia. Em 2020, a expansão do CNA se concentrou na região Sudeste, com foco em São Paulo e Minas Gerais. O Sul do Brasil também foi representativo.
Em 2020, aliás, o CNA bateu sua meta de venda de novas escolas, com 90 contratos assinados, entre novas franquias e repasses. “Foi um ano excelente em venda de franquias. Essa conquista se deve às estratégias adotadas para expandirmos a nossa rede, ao contexto econômico, com o aumento da procura por parte de empreendedores interessados em abrir um negócio, e à força da marca”, afirma Eduardo Murin, diretor de Expansão do CNA.
Além disso, no ano passado, a rede CNA recebeu o prêmio de Franqueador do Ano e o selo 5 estrelas concedido pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A rede também foi destaque no ranking Virtuous Company 2020, que avalia a cultura ética das empresas brasileiras por meio de estudo que foi feito com base em depoimentos de colaboradores no site Glassdoor. Foram analisadas 124 empresas do setor de Educação e o CNA foi a segunda melhor avaliada entre as empresas de maior porte desse segmento, e a primeira no ensino de idiomas. “Com certeza, essas chancelas em um ano complexo ajudam o investidor a diferenciar marcas éticas e sólidas, e a decidir onde abrir um novo negócio”, diz Murin.