Esqueça aquela cena clássica de entrar em um estabelecimento e só encontrar ração para o seu companheiro de estimação. De olho num mercado que tem cachorros em 44,3% dos lares e gatos em 17,7%, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS2013), coletados em parceria com o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os empreendedores têm buscado inspirações no mundo todo para diversificar seu leque de produtos e serviços. Não é diferente com as franquias. Muitas, aliás, começam sem a pretensão de expandir a marca, mas acabam optando pelo franchising quando conquistam o público e veem o faturamento aumentar.
Esse é o caso da Padaria Pet, criada pelos empresários brasileiros e irmãos Rodrigo Chanyon Chen e Ricardo Chanyon Chen. Aberta com capital próprio, a empresa já totaliza R$ 1,5 milhão em investimento. Para 2016, os empresários esperam faturar R$ 600 mil.
Rodrigo e Ricardo se inspiraram em uma padaria para cães descoberta nos Estados Unidos, durante uma viagem. De volta ao Brasil, passaram cinco anos para desenvolver a ideia, da elaboração das receitas às normas exigidas pelo setor. Em agosto de 2015, foi aberta a primeira unidade em Pinheiros, bairro da zona oeste de São Paulo. A aceitação do público foi tão rápida que, em 2016, eles inauguraram a segunda unidade, na rua Oscar Freire, também na capital paulista. Dentro dessa unidade, há uma galeria de arte com obras de oito artistas feitas especialmente para os pets, um lounge para eventos e aniversários da bicharada, exposições e palestras, além de brindes personalizados e uma infinidade de guloseimas para animais e pessoas. Também dá para curtir um happy hour com os amigos humanos e com os de estimação.
A decisão de se tornar franquia veio dos números do sucesso da ideia e dos números do setor, que faturou R$ 16 bilhões em 2014 e cresceu 7,4% em 2015, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Atualmente, a Padaria PET tem duas lojas físicas, uma unidade móvel e quatro mini lojas dentro de Pet shops (sistema store-in-store). A empresa possui ainda diversos modelos de parceria, que vão desde R$ 50 mil (franquia virtual) a R$ 150 mil (loja física). Para 2017, eles esperam abrir 10 unidades da marca pelo país.
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