Os strip malls têm despontado como grande tendência no varejo, principalmente em cidades afastadas dos grandes centros urbanos. É o que revela o primeiro estudo exclusivo da categoria realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). De acordo com o levantamento, 66% dos empreendimentos pesquisados estão localizados em cidades do interior, sendo que 44% deles estão em cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes.
Conhecido por algumas pessoas como “shoppings a céu aberto”, os empreendimentos são espaços de conveniência. Geralmente ancorados por um grande varejista, como um supermercado, os estabelecimentos apresentam operações alinhadas às demandas cotidianas, como salão de beleza, drogaria, papelaria, livraria, lanchonete, floricultura, pet shop, ótica, cafeteria. Estima-se que, atualmente, existam mais de mil estabelecimentos nesse formato no Brasil.
“A tendência de crescimento por esse tipo de serviço em cidades afastadas das metrópoles ocorre, principalmente, pelo desenvolvimento do varejo nessas regiões, movimento que traz mudanças no comportamento do consumidor. Assim como nas capitais, os frequentadores buscam cada vez mais espaços que reúnam diversos serviços num único lugar”, explica Glauco Humai, presidente da Abrasce.
A Abrasce realizou o levantamento entre setembro e outubro de 2016 com 59 empreendimentos localizados na região Sudeste.
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