CEO do Grupo Velocity dá 5 dicas para empreender em studios boutique

Com dados de mercado que não param de crescer, o segmento fitness, ao contrário de muitos outros, não vem sentindo os efeitos da crise econômica. Com uma movimentação anual de mais de R$ 8 bilhões, o setor fitness no Brasil representa cerca de 3% da indústria de serviços brasileira e 0,13% do PIB nacional, apontam dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).

As pessoas estão em busca de mais saúde e qualidade de vida, além de cuidados com a própria aparência. 22% da população realiza algum tipo de exercício físico, conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde. “O mercado fitness precisa aceitar o fato que as pessoas estão buscando primeiro bem estar e, por consequência, uma mudança física. A questão de resultado físico está diminuindo em relação à importância dos benefícios para a saúde mental. A partir do momento em que as empresas de fitness começarem a entender isso, conseguiremos entregar um serviço melhor ao mercado”, destaca Shane Young, CEO do Grupo Velocity.

Mindfulness no setor fitness

O fundador do Grupo Velocity – voltado para o segmento de health e wellness, e detentor dos Studios Velocity e Kore -, entendeu que os caminhos do segmento fitness poderiam ir além da questão física. O mindfulness (um estado mental alcançado ao focar a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais) oferece um conjunto de técnicas práticas que desafiam o proprietário a acreditar no poder da mente para uma atividade física.

“No início os alunos dos Studios Velocity e Kore buscavam resultados aparentes e mensuráveis, voltados para o físico e para a performance. Mas aos poucos, fomos entendendo o poder ‘terapêutico’ da experiência de aula para o aluno durante a prática, pois os resultados eram muito mais eficazes. Empreendedores que estejam pensando em investir nessa área precisam entender basicamente esse conceito para terem sucesso, é preciso acreditar na potencialidade da mente e nos benefícios da consciência plena durante o exercício”, destaca Shane.

Pioneiro e detentor da maior rede de studios boutique de bike indoor do Brasil, Shane Young dá 5 dicas para desenvolver um bom negócio em studios boutique. Destaca que as dicas abaixo são pontos que ajudam no sucesso do negócio, pois o sucesso em si é uma combinação de vários fatores, e não apenas um. Confira.

Dicas

Dica 1 – Para um Franqueado novo: a introdução ao negócio será um pouco mais fácil, pois ele poderá vivenciar isso diariamente, sentir o DNA, a cultura, a missão e os valores da empresa. O novo franqueado começa a fazer parte desse conceito e passa, de forma mais rápida e passível de menos erros, a entender como fazer um negócio desses crescer nesse sentido;

Dica 2 – Para quem está montando seu Próprio negócio: é preciso “desenhar” as estratégias do seu negócio, ou seja, qual será o seu diferencial, qual será o seu valor agregado. Defina um plano de negócios;

Dica 3 – É preciso gostar do mundo fitness e amar esse tipo de aula. Caso contrário, esse empreendedor não conseguirá incorporar isso no dia a dia. A regra também vale para instrutores, professores, e toda equipe envolvida no atendimento da marca.  Todos precisam estar envolvidos em todo o projeto;

Dica 4 – Um studio não pode ser gerenciado como uma academia. Ele é como se fosse um hotel, um local de encontro, focado em lifestyle e na experiência de quem o frequenta. O novo empreendedor precisa compreender essas diferenças;

Dica 5 – Com esse tipo de negócio, o novo empreendedor precisa estar disposto a participar de todas as tarefas de um studio como, por exemplo, fazer até a limpeza, se necessário. O empreendedor precisa inspirar todos da sua equipe a estarem próximos da empresa, a “abraçarem a causa”.