Center Panos desafia crise, apresenta crescimento de 23% em vendas e supera a marca de 50 unidades

Rede inaugura sua 51° unidade em novembro, na cidade de Curitiba (PR); expectativa é duplicar o número de lojas em 2022

Fundada em 2004, na cidade de Sumaré, no interior paulista, a Center Panos é hoje a maior rede de artesanatos do país. Conhecida como o “supermercado do artesanato” as unidades da rede oferecem todo tipo de insumo para o artesão, além de produtos artesanais e também cursos na área. Em novembro, a rede inaugura sua 51° unidade, na cidade de Curitiba, capital do Paraná. A expectativa é que em 2022 a Center Panos duplique o número de franquias.

“O setor de artesanato sempre se mostrou resiliente, desde os tempos antigos. Atualmente, ele é também uma grande oportunidade de negócio. Haja ou que houver, seja para obter uma fonte de renda ou mesmo como atividade terapêutica para distrair a mente, o artesanato irá existir”, comenta Ronaldo Cordão, fundador da Center Panos.

Com um aumento de 23% nas vendas desde o início da pandemia, em março de 2020, a rede comprovou a sua resiliência durante a crise. Uma das novidades foi a maior aderência das vendas online nos serviços da franqueadora. Presente em seis estados e prestes a estrear no Paraná, a rede fechou o ano de 2020 com um faturamento de R$35,2 milhões.

“O artesanato faz parte das vidas das pessoas. Seja com uma bolsa, um cachecol, uma luva, todos temos artesanatos no dia a dia. Minha vida profissional sempre foi na área administrativa e nunca me passou a ideia de trabalhar com artesanato”, comenta Tupiara Sarda, sócia-proprietária da unidade da Center Panos de Curitiba. “Conheço minha sócia, a Celina, há mais de 30 anos, e durante esse percurso da vida vi ela desenvolver todos os tipos de trabalhos manuais com muito carinho e capricho. Em janeiro desse ano, ela veio com a proposta de uma franquia, o que me deixou muito confortável em arriscar em um ramo que não tenho intimidade alguma. Vejo uma enorme oportunidade de realizar um trabalho muito bacana. Nessa parceria, Celina está na linha de frente, eu com o conhecimento administrativo e a Center Panos com todo o know-how para dar o apoio necessário nessa nova jornada”.

O investimento inicial para adquirir uma franquia da rede é de R$ 380 mil, com prazo médio de retorno em 36 meses e faturamento médio de R$85 mil.

“Já conhecida a Center Panos pelas redes sociais, mas na época trabalhava como contadora e a profissão não me permitia dedicar 100% ao artesanato. Há um ano, recebi inesperadamente via WhatsApp uma mensagem sobre a expansão da rede. Combinei com a minha amiga Tupiara e decidimos investir em uma franquia da marca. Temos ótimas expectativas. Desde o primeiro momento, a Center Panos esteve ao nosso lado e somos muito gratas a isso. Todas as fases a rede esteve presente, desde escolha do ponto, negociação do mix de produtos, montagem dos ateliês, escolha dos profissionais internos e professoras dos cursos, treinamentos, entre tantas outras etapas. A Center Panos comprovou que formamos todos uma parceria perfeita. Acreditamos que essa união trará a força necessária para todos crescermos juntos”, finaliza Celina Iamasita, sócia-proprietária da unidade da Center Panos de Curitiba.