Ceará é o terceiro estado a receber franquia de energia solar

Unidade da Blue Sol Energia Solar abre suas portas em Fortaleza (CE) com investimento de R$ 199 mil e apta a instalar sistemas de geração de energia solar fotovoltaica

A Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira especializada no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, capacitação de empreendedores e mão de obra para o setor – e agora franqueadora -, comemora a abertura de sua quarta unidade franqueada, a primeira no estado do Ceará e no nordeste do Brasil.

Com investimento aproximado de R$ 350 mil e sob o comando de Alexandre Modesto, a franquia de energia solar abre suas portas no mês de junho, em Fortaleza (CE), mais precisamente no bairro Joaquim Távora, com o objetivo de atender a capital e toda a região metropolitana.

A expectativa é de que o retorno do investimento aconteça em até 24 meses. Para isso, o planejamento prevê a instalação de, aproximadamente, 70 projetos por ano pela unidade. “O mercado é promissor. São 82 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil e 8 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. A previsão oficial é que, em 2024, seja 1,2 milhão”, avalia Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar.

De acordo com o executivo, o franqueado fica responsável pelas vendas e instalação dos sistemas. A franqueadora, por sua vez, cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica, no caso de Fortaleza (CE), a Enel. 

O Ceará já é reconhecido pelo bom uso das fontes renováveis de energia e a expectativa é de que a energia solar ocupe espaço de representatividade no estado, que já conta com usinas solares construídas e vem ampliando, também, a quantidade de sistemas de microgeração conectados à rede especialmente pelo alto índice solar encontrado na região. A estimativa é de que nos próximos anos o Ceará registre um aumento de 270MW de potência instalada.

Expansão

Cafolla também informa que a meta da Blue Sol Energia Solar é chegar a 200 unidades franqueadas até o final de 2020. Para isso, mira cidades na região Sudeste, como São Paulo, Santos (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG); na região Centro-Oeste, como Goiânia (GO), Brasília (DF); no Sul do país, como Curitiba (PR) e Londrina (PR); e no Nordeste, além de Fortaleza (CE), Natal (RN) segue na mira. Todos esses centros foram definidos com base em estudos feitos pela franqueadora, que avaliou o potencial de cada uma das cidades em uma série de aspectos para a viabilidade do negócio.

Para 2017, a meta é chegar a 20 franquias – até o momento são 4 unidades em operação, e outras 6 em fase de implantação, em três estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. O objetivo, inclusive, é instalar mais 2 unidades em terras cearenses. Para isso, a rede busca franqueados por meio de uma seleção bastante criteriosa. “Apesar de muito promissor, operar um negócio nesse setor não é como comercializar produtos ou serviços convencionais e gerir empresas de outras áreas comuns ao segmento de franquias. Temos nas mãos um produto e um serviço que exigem conhecimento técnico. Além de tudo, estamos trabalhando na mudança e criação de cultura das pessoas. Por isso, buscamos franqueados com perfil de gestor, conhecimento técnico e comercial para atuar em um setor novo, mas muito promissor”, explica Cafolla, que aposta e acredita no potencial da marca e do setor, especialmente pela inovação, no segmento de franquias.