A Casa Group, multinacional de franquias de vending machines especializada no desenvolvimento de projetos personalizados para o varejo e indústria em parceria com a CasaGroup, multinacional de franquias de vending machines especializada no desenvolvimento de projetos personalizados, a primeira rede de vending machines de produtos de saúde e farmacêuticos com o objetivo de trazer mais praticidade para a vida dos clientes.
O projeto piloto contará com a instalação de cinco Vending Machines, todas em São Paulo. Serão duas no condomínio Housi, que já estão em funcionamento, duas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que serão instaladas até o começo de setembro e uma em um condomínio da capital paulista.
“No auge da pandemia nós entendemos que ter vending machines em locais estratégicos com produtos de farmácia tinha alta demanda nos Estados Unidos. Agora, a gente lança um projeto semelhante no Brasil em parceria com o Premium Group, que tem vasta experiência no mercado de saúde e bem-estar”, explica Marcel Magalhães, executivo responsável pela expansão das franquias.
“Para nós do Premium Group, essa unidade de negócio nasce para complementar a estratégia da companhia que entrega aos clientes um tripé de atendimento pautado nas áreas clínica, diagnóstica, e oferta de tratamentos e produtos.”, reforça Thiago Pereira, um dos fundadores do Grupo.
“O propósito da Housi é reinventar a moradia em todas as etapas. Ter vending machines da Pharma Express na Housi é o resultado dos nossos esforços em proporcionar conforto e comodidade para os nossos moradores. É como ter uma farmácia em casa. Estamos felizes com a parceria”, afirma Roberta Faria, CMO da Housi.
Além do atendimento 24h por dia / 7 dias por semana, a rede Pharma Express terá sempre um mix com os produtos farmacêuticos e de saúde mais utilizados pela população, como itens de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, suplementos, preservativos, autotestes de laboratório, dentre muitos outros produtos. A venda destes produtos tem um faturamento anual de R$ 18 bilhões no Brasil, com mais de 2,7 bilhões de unidades vendidas por ano.
Crescimento do Mercado de Farmácias
A Pharma Express nasce dentro de um contexto extremamente promissor. Um exemplo da força dos não-medicamentos é o crescimento que essa divisão apresentou nas farmácias em 2020, com uma alta percentual de 21,4%.
Outro dado importante que reforça o crescimento do setor é a procura por produtos de higiene pessoal, que já são a segunda categoria mais procurada nos pontos de venda, atrás apenas dos medicamentos. Além disso, tem as categorias de beleza, cosméticos, artigos para bebê, alimentos e bebidas, que juntas representam a maior fatia de renda das farmácias, com 64% de participação.
“Como um dos nossos pilares mais fortes é dar conforto aos nossos clientes e pacientes, nós acreditamos que proporcionar agilidade de compra de produtos de saúde e farmacêuticos o mais próximo da casa do consumidor ou em pontos de necessidade vem ao encontro do que buscamos enquanto Grupo para o mercado brasileiro com a Pharma Express”, diz um dos fundadores do Premium Group, Thiago Pereira.
“O aumento do consumo dessas categorias de não-medicamentos é reflexo da demanda por qualidade de vida, de cuidados e de bem-estar, sendo uma demanda dos tempos modernos, bem como o envelhecimento da população que naturalmente faz o setor crescer”, relata o outro fundador do Grupo, Fernando Salvador.
Expansão
A projeção é que a Pharma Express chegue a 100 máquinas instaladas nos primeiros 12 meses e atinja a marca de 600 máquinas em funcionamento no Brasil em três anos, chegando a um faturamento de R$ 145 milhões na maturidade da operação com todas as máquinas ativas.
Em uma segunda etapa da expansão, a Pharma Express será uma rede ominichannel, com o lançamento de um e-commerce para atender demandas por delivery de medicamentos. Esse também foi um segmento que teve forte alta, com aumento de 61,82% no faturamento em janeiro de 2021 frente ao mesmo período do ano anterior.
Vending Machines pelo Mundo
O mercado mundial de vending machines é bem desenvolvido, sendo o Japão o líder com mais de 5 milhões de unidades no país, compreendendo 13 máquinas/km². No Brasil o cenário é bem diferente, porém segue em pleno crescimento e expansão. Com pouco mais de 120 mil unidades instaladas, o Brasil tem apenas uma máquina para cada 2500 habitantes, que compõem um faturamento anual de aproximadamente 1,15 bilhões de reais.