Esqueça as velhas caixas registradoras, as filas, vendedores despreparados e o estresse que uma compra pode gerar. Em seu lugar, pense em praticidade, pesquisa, ganho de tempo, redução de custos, melhor interação com o cliente, segurança e mobilidade – tudo a um só clique. Essas são algumas vantagens que o Ponto de Venda Móvel (PDV) trouxe aos negócios (e-commerce e empresas de todos os portes) e que ajudou a conquistar o mercado e fidelizar clientes. Essa tecnologia, bastante eficiente na construção civil, será uma das novidades apresentadas pela Casa do Construtor, maior franquia de locação de equipamentos de pequeno porte para o setor da construção, no espaço inédito Smart Mall, montado na 26ª edição da ABF Franchising Expo 2017, que acontece de 21 a 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A intenção da marca é mostrar ao mercado as principais tendências e novidades em tecnologia para franquias e promover uma interação cada vez mais ágil, empática e inteligente com o consumidor final.
A Casa do Construtor vem se destacando no mercado de franchising em todo o Brasil. São 116 franquias só em São Paulo e que fazem parte das 250 pulverizadas no restante do país. A expectativa da marca até o final deste ano é converter 20 lojas, abrir mais 10 novas unidades e outras 15 internas (franqueados abrindo outras lojas). Mesmo com o mercado em retração, ano passado registrou faturamento de R$ 184 milhões e, para 2017, a meta é chegar a R$ 200 milhões em vendas. Os números não param de crescer: somente no primeiro trimestre deste ano, houve crescimento de 9% comparado com 2016. “O mercado da construção civil vem passando por um momento instável e, mesmo assim, nossos franqueados vêm investindo na abertura de novas lojas e mantendo o faturamento, confirmando que a franquia tem sido uma boa alternativa à crise e que a cultura do consumo compartilhado com a locação de equipamentos com baixo custo está em alta”, explica Alexandre Lorenzon, gerente de expansão da rede.
Espaço Smart Mall
Oferecendo uma experiência única entre o consumidor final e a Casa do Construtor, a rede irá apresentar na ABF Franchising Expo, em primeira mão, conceitos tecnológicos interativos de ponta para o mercado de varejo. Com óculos de realidade virtual (HTC Vive) que possuem sensores que permitirão uma experiência imersiva, o visitante poderá “experimentar” os equipamentos e produtos da rede por meio de um game exclusivo. O visitante poderá simular um lobby com quatro equipamentos (betoneira, rompedor, andaime e compactador), no qual participará de minitarefas de realidade virtual, como quebrar o concreto, trocar uma lâmpada de um edifício em obras, montar e subir em um andaime e muito mais. As interações terão entre três e quatro minutos. Outra novidade será o uso do PDV Móvel, que irá permitir que o vendedor faça toda a consultoria para o cliente no ambiente da loja, sem a necessidade de ir até o balcão. “A ideia é usar o conceito no qual o cliente faz e fecha o pedido no ambiente da loja. Desse modo, o vendedor fechará o pedido com apenas um clique, sem filas, de forma prática e segura, buscando oferecer serviços de qualidade ao consumidor final”, adianta Lorenzon. A intenção é que esses modelos cheguem gradativamente às lojas da rede.
Investir cada vez mais na tecnologia nas lojas vai diretamente ao encontro do cliente pessoa física da Casa do Construtor. Segundo a empresa, o consumidor final tem procurado cada vez mais a rede. As vendas cresceram nos últimos anos 55% (desde 2015). Para se ter uma ideia, até o final do primeiro trimestre de 2017, a participação foi de 28% – antes era 18% em relação ao mesmo período em 2016 – e o faturamento foi de R$ 11 milhões somente para com esse público. Mesmo com a crise e a paralisação de grandes obras no país, a franquia mostrou que a construção não perdeu fôlego e pôde se adaptar a essa demanda crescente. Entre as maiores procuras estão rocadeiras, lavadora AP, enceradeira, compressor ar direto e equipamentos e acessórios em geral.
Modelo rentável de negócio
As franquias têm sido responsáveis pela modesta recuperação no segmento de casa e construção. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado teve um crescimento de 13% no número de unidades em todo o Brasil no primeiro trimestre de 2016, se comparado com o mesmo período de 2015. Isso mostra que investir em franchising no setor construtivo pode ser seguro e rentável. “Além de ser uma tendência, o nosso modelo de franquia conta com uma alta taxa de lucratividade, que varia de 30% a 35%”, afirma o gerente de expansão.
Como reduzir custos tem sido uma máxima na construção civil, nada mais providencial do que adotar o conceito de consumo compartilhado, já que alugar é muito mais barato do que comprar um equipamento. Exatamente como acontece nas franqueadas da Casa do Construtor. Além disso, há outros benefícios, como uso da ferramenta ideal para um determinado fim, acesso às novas tecnologias do mercado, despreocupação com manutenção dos equipamentos, obras mais limpas, rápidas, econômicas e seguras. É tudo isso que a Casa do Construtor oferece e tem sido uma grande tendência do mercado.
Seu modelo de franquia padrão é referência no segmento da construção civil. Com área média de 350 m², a loja oferece ambientes limpos e organizados, que representam os diferenciais da rede como credibilidade, personalização do atendimento e equipamentos de alta qualidade. Os clientes podem alugar equipamentos como ferramentas elétricas, rompedores, compactadores, betoneiras e estruturas metálicas, além de instrumentos para limpeza e jardinagem. Seu investimento total varia entre R$ 555 mil a R$ 780 mil. Apostando no Brasil, a marca está investindo sua expansão nas regiões Norte, Nordeste e Sul.