Bons resultados de faturamentos de shoppings atraem franqueados

Muitos empreendedores que estão pensando em abrir uma franquia e querem instalar sua loja em um shopping tem a seu favor os bons números que o setor traz. De 2007 a 2013 foram inaugurados em todo o Brasil 132 novos empreendimentos. Só no ano passado 38 novos shoppings entraram em operação e houve uma média de 415 milhões de visitas mensais. O mercado registrou neste período alta de 8,6% nas vendas se comparado com 2012, e assim atingiu R$ 129,2 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). 

Segundo estudo da Abrasce, no primeiro semestre deste ano as vendas em shoppings aumentaram 7,44%, em relação ao mesmo período de 2013. Em junho o crescimento médio foi de 1,67%. Apesar do bom resultado ele foi abaixo do esperado pela Associação. Adriana Colloca, superintendente de operações da Abrasce, explicou que esta baixa foi decorrente de um junho atípico, com menos dias úteis em funções de feriados e dos Jogos da Copa do Mundo. “Apesar do crescimento tímido, o impacto da Copa do Mundo para o desempenho do setor foi menor do que o esperado. Os shoppings que consultamos informaram que o fluxo de consumidores caía nos dias de jogos da seleção brasileira, mas apresentava crescimento na véspera das partidas”, salientou.

As lojas franqueadas representam 62% do faturamento dos shoppings, sendo que estes comércios ocupam 37% da área bruta locada (ABL) dos shoppings no Brasil.

Pensando nestes números nós resolvemos selecionar algumas dicas que podem auxiliar você a procurar e decidir qual o melhor espaço para montar a sua franquia. 

1-Atenção ao perfil do público do shopping

Ao procurar por uma loja para a sua futura franquia ou o espaço para instalar o quiosque procure saber se o perfil do público do shopping é o mesmo do produto que você venderá. Se o shopping já estiver funcionando visite o empreendimento algumas vezes e observe quem são os frequentadores. Caso o shopping ainda não tenha sido inaugurado, consulte a administração do local. Eles são obrigados a fornecer aos lojistas e futuros comerciantes um estudo com a área de influência, que aponta o perfil dos futuros frequentadores.

2-Faça as contas

O primeiro gasto do franqueado após a escolha do local é com as chamadas luvas, ou seja, a compra do ponto comercial. Após é preciso pagar taxas condominiais, aluguel e fundo de promoção mensalmente. O valor exato de uma loja varia muito com o tipo de shopping e de atividade da franquia. Ponha todos estes valores mensais no papel e faça as contas. O valor do que será pago mensalmente não deve passar de 15% do faturamento. 

3-Tenha paciência

No caso de shoppings que ainda serão inaugurados, o franqueado precisa saber que estes centros de compras demoram para conquistar público, em geral levam de três a quatro anos para se consolidarem. Sendo assim recomenda-se que o empresário tenha calma e avalie bem os riscos que poderá ter ao investir em um novo shopping. 

4-O local em que a loja ou o quiosque será instalado

Avalie o espaço em que a loja ou o quiosque será instalado. Pergunte aos lojistas em volta se estão satisfeitos com aquela localização. Lojas mais escondidas são mais difíceis de serem encontradas.

5-Os detalhes contatuais

Franquia escolhida, shopping escolhido para instalar a loja/quiosque, espaço defino, público conhecido. Agora é hora de assinar o contrato de aluguel comercial. Detalhes no contrato podem passar despercebidos, principalmente se você não tem conhecimento com este tipo de negociação, e isso poderá lhe exigir custos extras. Mesmo com o auxílio do franqueador na escolha pelo local de instalação peça uma ajuda de um terceiro, um advogado talvez, para garantir a você a segurança dos seus interesses. 

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