O cenário atual de alta da inflação, aumento do desemprego e mudanças econômicas impactou o mercado de calçados brasileiro. De acordo com estudo elaborado pela Kantar Worldpanel, houve uma redução de 17,3% no valor gasto com a categoria em 2015 comparado ao ano anterior. E a frequência foi o carro chefe com queda de 5,7%, enquanto o volume por viagem caiu 5%. A retração é a mais expressiva dos últimos anos. Ainda segundo o levantamento, a penetração caiu de 83 pontos percentuais em 2011 para 76,8 pontos no ano passado, ou seja, menos lares acessando a categoria.
Todos os segmentos foram afetados pela instabilidade econômica, notadamente as sandálias rasteiras, tênis e calçados femininos fechados, que contribuíram negativamente para o setor.
As mulheres formam a parcela dos consumidores que mais impulsionou a retração. No total, 149.220 brasileiras deixaram de adquirir calçados em 2015 versus 2014, resultando em um volume 5,8% menor em relação ao ano anterior e um gasto 7,9% inferior.
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