Mesmo durante a pandemia, o ensino bilíngue regular (Infantil, Fundamental e Médio) continua a atrair cada vez mais famílias brasileiras. A Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense, registrou um crescimento no número de matrículas de 18% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, e de 40% em relação a 2019. Com isso, a rede, que atualmente conta com 159 escolas em atuação no Brasil em todos os estados, chegou a mais de 30 mil alunos em território nacional. Ao final do próximo ciclo, que começa em fevereiro de 2022, a Maple Bear deve atingir a marca de 36 mil alunos matriculados. Neste período (2020 e primeiro semestre de 2021), a rede inaugurou 20 escolas e tem mais 70 em implantação.
A Maple Bear não cresceu apenas em sua base de alunos, mas também em ciclos de atuação. Em 2020, a Maple Bear Tatuapé e Maple Bear Mogi das Cruzes realizaram a formatura das primeiras turmas de High School (Ensino Médio) da rede no mundo. Em 2022, serão oito escolas Maple Bear operando no Ensino Médio no Brasil, o dobro do número atual. A rede registrou um crescimento muito superior ao do mercado de Ensino Bilíngue, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), que afirmou em nota que o mercado de escolas bilíngues cresceu, ao menos, 10% entre 2014 e 2019, sendo que somente no Estado de São Paulo estima-se que o número de instituições bilingues passou de 2,8 mil para 4,6 mil (Fonte: Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo).
Dados do British Council indicam ainda que apenas 1% dos brasileiros têm alguma fluência em inglês. “Fundamentada nas melhores práticas de educação desenvolvidas no Canadá, País que é pioneiro e referência nessa modalidade de ensino, a metodologia de bilinguismo por imersão adotada pela rede Maple Bear continuará sendo altamente relevante para as famílias e alunos ao longo das próximas décadas”, afirma Vitor Schmid, diretor geral da Maple Bear para a América Latina