Cada vez mais utilizada no Brasil, o trabalho de coaching tem se revelado uma nova ferramenta poderosa quando o assunto é possibilitar o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Ao aprender os repertórios de estratégias, técnicas e atitudes, permite aos agentes envolvidos no processo, uma ampliação significativa de desempenho. Especificamente no segmento de franchising, o coaching pode ajudar aos investidores a definirem de forma eficaz metas e objetivos de negócios, bem como a atingi-los mais rapidamente.
“Apenas 20% da população mundial consegue atingir, de forma autodidática, picos consideráveis de performance profissional. Diante desse quadro, percebi a necessidade de ajudar os atores envolvidos no sucesso da franquia (investidores e colaboradores) a se apropriarem de uma metodologia mais eficaz de desenvolvimento. Ter um coach dentro do grupo, contribui para que as ferramentas que aprendi a usar sejam socializadas em diferentes âmbitos da empresa”, avalia Jean Carlos, Gestor de Inteligência do Banneg – Banco de Negócios, rede com foco no mercado financeiro e com 42 unidades espalhadas pelo Brasil.
O gestor acredita que essa nova formação além de agregar no conhecimento dos franqueados também aumentará o poder de venda dos seus serviços. “Esperamos de maneira concreta e em um curto prazo que possamos construir uma rede que além de se preocupar com as questões centrais do negócio, ou seja, ganhar dinheiro, possamos atingir com o coaching um propósito transformacional maior, com o intuito de ajudarmos não só os investidores, mas também nossos colaboradores a se tornarem pessoas melhores do que já são”, diz.
Configuração da mente
O mundo vive em constante transformação, cuja principal virtude é a capacidade de adaptabilidade, com isso, novas possibilidades surgem para agregar o trabalho de novos investidores.
“Para tanto, há a necessidade da pessoa atingir o que chamamos no coaching de mindset positivo. A presença de um coach na rede tem, além de outras atribuições, esse propósito. Uma vez estabelecido o status desse mindset positivo, a possibilidade de lidar com mais resiliência diante das adversidades que surgem no dia a dia do empreendedor é bem maior”, explica Jean.
Para quem está se perguntando do que se trata realmente o mindset, nada mais é que a configuração da mente e está presente no nosso cotidiano. A partir do que foi ensinado ao longo da vida, foi possível construir uma ideia do que é o mundo e a forma como é o interpretado, tudo isso faz parte do mindset, ou seja, tudo que é aprendido está fixado na memória.
Metodologia eficaz
Jean ressalta que cada coach baseia seu trabalho no referencial teórico que mais acredita. Em relação ao trabalho desenvolvido com os franqueados do Banneg, a metodologia apregoada pela psicologia positiva, cujo autor central é o norte americano Shirzad Chamine. “De acordo com o autor, todos nós temos sabotadores que são agentes invisíveis de auto-sabotagem. Eles representam os hábitos mentais automáticos do nosso cérebro com crenças e suposições limitantes sobre como lidar com os desafios da vida. Para equilibrarmos esses sabotadores, precisamos praticar todos os pilares do desenvolvimento do domínio sobre sua mente”, explica.
Os três pilares são formados por: Enfraquecer os sabotadores; Fortalecer o sábio, e Ativar a região positiva do cérebro.
O gestor acredita que alicerçado nessas vivências práticas, tanto de forma individual quanto coletiva, a pessoa passa a construir uma estratégia de domínio mental que pode ser usada seja para as questões pessoais, bem como para as profissionais.
Descobrindo talentos
Para descobrir novos talentos e aptidões no empreendedorismo é necessário delinear o perfil adequado. “Particularmente avalio se o investidor possui características emocionais de hiper-realização e insistência, ambas fundamentais para quem quer empreender”, conta o Gestor.
No entanto, um dos papeis fundamentais do coaching é proporcionar autoconhecimento e desenvolvimento de competências comportamentais que o levará ao cumprimento de metas e objetivos dos franqueados. Entre essas lições Jean destaca: Desenvolvimento das habilidades interpessoais; Melhora na comunicação e Maior proatividade e foco nas ações que realmente são relevantes.
Jean pontua que o trabalho de coaching dentro do franchising pode colaborar no momento de definição por entrar ou não no segmento de franquias, na escolha da marca e qual a melhor área, de acordo com o perfil do empreendedor. Além do mais, também é possível um ‘empurrãozinho’ para adaptação ao mercado e na expansão do negócio.
Trabalho certeiro para as vendas
O trabalho de coaching oferecido pelo Banneg auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades que são fundamentais para que a pessoa se torne um bom vendedor. Jean acredita que uma metodologia individual são muito mais bem aproveitadas, pois é capaz de estudar o comportamento do franqueado e o que ele almeja para os negócios, e assim, ganhar mais qualidade.
Esse trabalho ocorre através de duas formas: no formato digital por meio de uma plataforma de teleconferência e presencialmente em momentos pontuais, como por exemplo, no treinamento de formação inicial dos franqueados.