ATW Delivery Brands anuncia sociedade com Rogério Salume e prevê um faturamento de R$ 1 bi até 2023

A maior holding de franquias dark kitchens do país se une ao fundados da Wine com o objetivo de expandir e se consolidar no mercado

Criado em 2014, o grupo ATW Delivery Brands nasceu com a premissa de ser a maior holding de franquias dark kitchens do país, para isso, os sócios da marca decidiram vivenciar o mercado de franchising para compreender o que era necessário e preciso para se ter uma marca de sucesso. Após um ano estudando, foi a hora de colocar em prática.

Em outubro de 2017, o grupo lançou no mercado o N1 Chicken, sua primeira marca de franquia, e em 2020 ampliou as opções para o consumidor com a marca Gringo Wing’s Planet e em 2021 com a Julius Doggs. “Nossa prioridade é dar suporte e meios para que os franqueados tenham o melhor método de trabalho com o delivery e o dark kitchen, atuando com um modelo de negócio enxuto e inovador. Passamos um ano testando cada modelo de negócio”, comenta Rafael Matos, sócio fundador do grupo.

Após se consolidar e se tornar referência no mercado de delivery, o ATW resolveu ir além e atingir um novo público com novas marcas, dessa vez focadas apenas em almoço – são elas Arroz e Feijão, O que comer, Fernando? e Uma Yá. “Decidimos apostar em marcas voltadas para o almoço, com um horário de funcionamento diurno para o franqueado, sendo este de manhã até a tarde, fugindo da ideia do marmitex, que já está saturado no mercado”, pontua.

A Associação Brasileira de Franchising – ABF – em parceria com a consultoria Galunion, divulgou recentemente uma Pesquisa de Food Service. O estudo mostra que as vendas por delivery cresceram 140% no último ano. O levantamento aponta que mais de 50% dos entrevistados acreditam que Dark Kitchens seja a principal alternativa para expansão. A modalidade que apareceu timidamente no país, se destacou durante o período de isolamento social. Hoje o ATW é responsável pela administração de mais de310 franquias de dark kitchens (incluindo Brasil, Portugal e México).

Esse crescimento rápido e consistente da rede chamou a atenção de Rogério Salume, fundador da Wine. Matos conta que o primeiro contato com o empresário se deu, pois, o grupo estava em busca de palestrantes para participar do ATW Experience, um evento interno para franqueados. “A história de vida de Salume é fantástica e tinha muito a ver com o propósito do evento”.

Após esse primeiro contato, Salume quis conhecer a cultura e entender a proposta do ATW Delivery Brands e, o encantamento foi mutuo. “Após a palestra, estava nítido que havia uma sinergia ali, que nossas visões de mundo se conectava e passamos a conversar mais sobre os projetos”.

Rafael conta que, na época, o grupo não estava em busca de novos sócios pois o time estava completo, “mas foi justamente essa afinidade com nossos valores que fizeram montar essa parceria”. As negociações duraram em torno de cinco meses e hoje além de sócio Rogério também atua como Conselheiro Estratégico do grupo e as expectativas para o futuro são positivas.

“Quando se tem alguém com a competência, a experiência e o conhecimento de mercado que o Salume tem, as expectativas são gigantes. A partir de agora, o Rogério estará nos auxiliando a extrair o máximo das oportunidades que já existem e das que ainda estão por vir”, pontua.

Para esse ano, a expectativa dessa união é que o grupo inaugure esse ano, 500 unidades dark kitchens, um crescimento entre quatro e/ou cinco vezes maior em relação ao passado. Pensando no futuro próximo, a holding estima um faturamento de R$ 1 bilhão até 2023.

Para investir nas redes do grupo é preciso desembolsar um total de R$ 159 mil (que inclui as três marcas: N1 Chicken + Gringo + Julius Dogg), o faturamento médio é de R$ 150 mil, com uma lucratividade de 20% e o prazo de retorno estimado de 9 a 16 meses. Já para as marcas de almoço o investimento total é de R$ 199 mil para o projeto completo de uma cozinha com três franquias (Arroz e Feijão + O que comer, Fernando? + Uma Yá), o faturamento médio é de R$ 140 mil, com uma lucratividade de 20% e o prazo de retorno estimado de 12 a 18 meses. O ATW Delivery Brand possui parcerias com Aryzta, Pagseguro, Coca Cola, Unilever, iFood, BRF, PicPay e GoodPack, que mostram a seriedade e o cuidado com o franqueado e o público.