Diferentemente de muitas marcas que visam dominar grandes centros comerciais assim que decidem expandir, a estratégia do Armazém Fit Store é diferenciada. Com um sólido plano de expansão pelo interior do país, a rede de alimentos naturais e saudáveis decidiu investir também em cidades menores, com até 100 mil habitantes.
“Nosso objetivo é ganhar força no interior primeiro e já chegar em grandes capitais como uma marca conhecida e consolidada”, afirma Lucas Quintella, diretor executivo da franquia. O movimento de interiorização do mercado de franquias não é novo e tem chamado a atenção de muitas marcas.
A intenção de crescer em mercados regionais, além de ser mais econômica, pode ser um bom teste para garantir a eficiência dos padrões da franquia. “Por incrível que pareça, o interior tem mais barreiras na expansão do que nas capitais. Uma cidade como São Paulo, por exemplo, já possui um mercado enorme cheio de concorrentes e uma disputa acirrada para conquistar novos clientes”, explica o diretor. No interior acontece o contrário: muitas vezes o serviço oferecido pela marca é inédito e se torna uma referência para aquela região – algo parecido aconteceu com o próprio Armazém.
Necessidade de mercado
Por conta de um problema de saúde, Ayla Quintella, esposa de Lucas, precisou mudar completamente sua alimentação, mas não encontrou em sua cidade natal, Colatina (ES), nenhuma empresa que oferecesse os produtos que ela estava precisando. “Foi muito frustrante porque eu precisava me deslocar para outras cidades da região ou tentar encontrar os produtos pela internet”, conta a empresária.
A solução? Criar a própria empresa para suprir não só uma necessidade pessoal, mas também um problema de mercado específico de cidades do interior. “Fomos o primeiro negócio da região a oferecer algo do tipo, e o mesmo acontece em muitos locais distantes dos grandes centros”, conta. Hoje, o Armazém possui 100 unidades em funcionamento e é uma referência no segmento.
Como o Armazém atende um mercado especial, pessoas em busca de uma alimentação mais saudável, seja por opção ou necessidade, as chances de a operação ter sucesso e ser consolidada de maneira mais rápida é muito maior no interior, onde, em muitos casos, ainda não existe concorrência. Até o final do ano, a marca espera vender 20 unidades no interior do país.
Celeiro de novos negócios
Para ajudar no plano de expansão, o Armazém mudou a sede de Colatina (ES) para São José do Rio Preto (SP), um dos principais celeiros de novos negócios do mercado de franquias. “A decisão foi estratégica, quando percebemos que tínhamos um bom modelo de negócio decidimos expandir como franquia e logo pensamos em Rio Preto por ser um polo do franchising e um centro comercial de referência no estado de São Paulo”, explica o diretor.
Segundos dados da ABF, o mercado de franquias rio-pretense conta com 236 unidades (25,7%) do segmento de Alimentação, o mais promissor do franchising brasileiro, que ao longo do 2º trimestre deste ano faturou R$9.091 bilhões.
Para Lucas Quintella, a pandemia foi um fator importante para mudar o comportamento do consumidor em relação a própria alimentação. “Por conta do isolamento social, as pessoas ficaram mais em casa e tiveram mais tempo para se cuidar. Isso teve reflexos direto na alimentação que passou a ser mais saudável”, diz. Até o final de 2024, a marca quer vender 400 unidades e se consolidar como líder de mercado na América Latina, e tudo isso já começou pelo interior do Brasil.