Aposentada aposta no setor de beleza para empreender em São Paulo

Em busca de uma melhor renda, além de se manter ativa após aposentadoria, Giovana Cardoso de Oliveira investiu seu tempo em um empreendimento próprio e acaba de inaugurar uma unidade da franquia MyLash, na Vila Mariana

Muitas pessoas almejam ao chegar com a aposentaria curtir os dias em casa, viajar com a família, ter um período de descanso após passar anos enfrentando a vida agitada do trabalho. Pois bem, esse cenário vem mudando nos últimos anos.

Em busca de se manter ativo e melhorar a renda, muitos aposentados estão encontrando no empreendedorismo a oportunidade de continuar trabalhando, desta vez, sendo o próprio patrão.

Vale lembrar que cases como Henri Nestlé (farinha láctea Nestlé); John Pemberton (Coca-Cola), e Ray Kroc (McDonald’s) criaram negócios gigantescos após cinco décadas de vidas e fizeram história no mercado.

Para se manter ativa

Giovana Cardoso de Oliveira, de 53 anos, não pensou duas vezes e foi em busca de ter o próprio negócio. Ela que já trabalhou com limpeza doméstica e recepcionista quando adolescente, e bancária na fase adulta, se dedicou ao longo de 23 anos ao setor de segurança pública.

Recém aposentada, ela escolheu a Vila Mariana, um dos melhores bairros de SP para se morar, para abrir uma unidade da franquia MyLash Extensão de Cílios. O empreendimento acaba de ser inaugurado em um espaço de aproximadamente 65m2. O modelo escolhido foi o Premium, que tem capacidade para quatro cabines de atendimento para cílios, uma cabine para estética facial, uma cadeira de sobrancelhas e uma estação para unhas.

“Assim como muitas mulheres sempre fui adepta a tudo que seja bem-estar, saúde e autoestima. Ao entrar na fase dos 50 anos, comecei a observar que perdia os fios dos cílios e sobrancelha, então comecei a usar produtos prontos, como cílios postiços que se encontra em lojas de cosméticos. Porém, com o tempo foram surgindo pessoas que colocavam fio a fio, então meu interesse no assunto foi aguçando e apreciei a técnica. Hoje me encontro aposentada e decidi que precisava proporcionar às minhas colegas a mesma sensação de autoestima e bem-estar que sinto todas as vezes que me olho no espelho. Fiz uma busca intensiva e a técnica exclusiva da MyLash despertou minha atenção para o negócio”, afirma a nova empreendedora.

Idade não é limitador

Os brasileiros não deixaram de lado os cuidados com a rotina de beleza no dia a dia, mesmo usando máscaras e ficando mais tempo dentro de casa. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2020 o setor registrou alta de 21,9% nas vendas de produtos de cuidados com a pele, com aumento de 91% na categoria de máscaras faciais, e de 153,2% nos esfoliantes corporais.

Pesquisa da Euromonitor revela que o Brasil é o quarto país no ranking mundial de gastos com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

A idade não é um limitador quando se trata de começar uma carreira no empreendedorismo. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, relativo ao terceiro trimestre de 2020, o país atingiu 1,8 milhão de empreendedores na terceira idade, o que corresponde a 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte.

Apesar dessa porcentagem parecer pouco, esse perfil é o que mais tem gerado emprego entre os pequenos negócios no Brasil. Sendo que 50% deles estão da região Sudeste, com 29% em São Paulo e 10% em Minas Gerais.

Franchising em SP

A cidade de São Paulo está entre os melhores locais para empreender devido o potencial de consumo que a capital oferece. Apesar de também aumentar a concorrência, negócios diferenciados, como é o caso da MyLash, se sobressai no mercado.

Estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que separa a capilaridade das 50 maiores franqueadoras do país por estados, mostrou que São Paulo concentrava 69% das unidades no país, no ano passado. Em seguida vinham Paraná e Rio de Janeiro, empatadas com 12%.

A MyLash trabalha com oito técnicas diferentes de extensões de cílios, que variam a intensidade dos fios, indo do mais suave ao mais intenso, conforme o gosto pessoal da cliente. Além das técnicas, a franquia possui um método próprio e exclusivo que é algo muito diferenciado. Todo material é importado da Coreia do Sul e Estados Unidos.

A franquia que nasceu no Rio de Janeiro conta com 19 unidades abertas, sendo nove delas dentro da cidade de São Paulo.