Após sentir necessidade de ganhar maior visibilidade, franqueada troca home office por loja física

Apaixonada pelo segmento que resolveu empreender: turismo, a jovem Angélica Blodow, se diz realizada profissionalmente aos 31 anos de idade. Ela que começou a empreender no início de 2018 diretamente da própria casa em operação da franquia Encontre Sua Viagem (especializada em serviços de turismo), sentiu a necessidade de prosperar ainda mais.

O que para alguns trabalhar em casa significa qualidade de vida, para Angélica não deu muito certo. O home office requer muita disciplina, criar o próprio horário de trabalho, ficar mais próximo dos filhos, mas também demanda bastante trabalho para prospectar o cliente. E foi exatamente esse fator que a jovem buscava. “Em pouco tempo criei uma carteira de clientes muito boa, porém queria algo maior. A possibilidade de trabalhar com mais pessoas também era algo necessário para eu crescer e estava certa!”, relembra.

Três meses após abrir o negócio Angélica buscou por um ponto físico e inaugurou a loja no bairro São Cristóvão, em Porto Velho (RO), capital do estado conhecida pelos belíssimos pontos turísticos, além de estar rodeada pela biodiversidade amazônica e fazer fronteira com a Bolívia.

Agregando valor ao negócio

Com a mudança do modelo de negócio, Angélica viu seu faturamento (bruto) dobrar ao mês e hoje alcança em média uma margem de R$150 mil. Com o negócio fluindo, ela visualizou a importância de aumentar o quadro de colaboradores, atualmente a empresa conta com três agentes de viagens, incluindo a franqueada, outra agente em fase de treinamento, além do esposo da franqueada, Anderson dos Santos que, inclusive, é seu sócio na vida e nos negócios e cuida da parte financeira da loja.

A empreendedora conta que para ver seu sonho tornando realidade teve que fazer um empréstimo no banco de cerca de R$40 mil. “Ter o próprio negócio, ainda mais no segmento que me identifico muito, dá muita liberdade para crescer profissionalmente e pessoalmente também, claro. No começo tive algumas dificuldades, principalmente com o sistema operacional, gestão, seguir o padrão exigido pela marca. Mas sempre que precisei do auxílio da franqueadora fui bem atendida e isso é o diferencial de abrir uma franquia. Para sempre que precisar poder contar com o apoio da franqueadora”, conclui Angélica.

Apoio necessário

Cada ambiente de trabalho tem seus pontos negativos e positivos, por isso, é importante conhecer bem o que cada um deles oferece e verificar qual deles se aproxima mais com o seu perfil antes de tomar a decisão de abrir um negócio.

Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem, conta que a rede oferece suporte e desconto na taxa de franquia para quem busca migrar de uma modalidade para outra, como foi o caso da Angélica.

“Nossa equipe de suporte dá um direcionamento de como o franqueado pode crescer com o negócio, melhorar as vendas, criar estratégias na região de atuação, além de aumentar a carteira de clientes. Claro, que todo sucesso é o reflexo do empenho e esforço do franqueado. A rede mostra o caminho para que o empreendedor alcance os objetivos, cabe a ele aplicar no seu dia a dia”, diz o executivo.

Mol reforça que ambos modelos de negócios são vantajosos e possuem peculiaridades. O home office, por exemplo, oferece a comodidade do cliente comprar o pacote de viagens sem sair de casa, evitando assim filas ou trânsito. “O mercado virtual vem crescendo ano a ano, inclusive o consumidor vem tendo maior confiabilidade em realizar transações online. Ainda possibilita o empreender começar um negócio com baixo investimento, analisar se identifica com o segmento antes de abrir algo maior como a loja física e ter mais autonomia para tocar o negócio”, afirma.

Já a loja física possibilita trazer uma maior visibilidade ao franqueado. “Ainda há aquele público que prefere comprar conhecendo pessoalmente o estabelecimento por sentirem mais seguros, além de estreitar os laços. O marketing boca a boca também é mais forte para o crescimento da empresa, além de ter a disposição um consultor de vendas para detalhar a viagem e auxiliar na compra”, avalia o diretor executivo.

Mol salienta que dentro da Encontre Sua Viagem não há diferenciação entre parceiros da loja online e das lojas físicas, todos os produtos são os mesmos. A maior diferença está na credibilidade que a loja física pode trazer ao negócio, cabe ao empreender buscar as ferramentas necessárias para se destacar e crescer.