Empresa com 55 anos de tradição no ensino da língua inglesa, a Academia Washington iniciou a expansão da marca em 2008 através do modelo de licenciamento e em 2016 aderiu ao sistema de franchising, obtendo bons resultados desde então. Mesmo assim, em 2018 a empresa decidiu que era hora de fazer reformulações pontuais no modelo de negócio. “O mercado de franquias de idiomas está muito competitivo e precisamos sempre procurar nos reinventar para atender as demandas de alunos e franqueados com excelência” afirma Rodrigo Leontino, diretor de operações da Academia Washington Franchising.
Para os alunos, foram feitos investimentos com o objetivo de agregar recursos tecnológicos a uma metodologia de ensino reconhecida e comprovada, que conta com materiais didáticos próprios. A tudo isto foi somada o WWEB, uma plataforma interativa onde o aluno pode reforçar as lições aprendidas em sala de aula e fazer atividades complementares através do celular, além de aplicações em Realidade Aumentada e Realidade Virtual que foram incorporadas ao material e lançadas no início de 2019. Siddhartha Costa, diretor executivo da Academia Washington Franchising ressalta que “Hoje em dia nossos alunos estão imersos em um mundo tecnológico e temos que acompanhar esta geração. Além disto, a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual vão de encontro a proposta da nossa metodologia de ensino, que propõe que o aluno aprenda o idioma vivenciando e experimentando situações”.
Reformulações foram feitas também no sistema de franquias da rede. A Academia Washington investiu no aprimoramento do sistema ERP utilizado pelas escolas, otimizando a gestão dos franqueados. A Universidade EAD, que disponibiliza diversos treinamentos aos franqueados também foi reformulada. Um novo sistema comercial foi implantado com foco na prospecção e captação de matrículas. Também foi lançado um novo Manual de Operações para refletir esta nova fase da rede. “Nosso suporte às franquias já era bastante completo, mas a reestruturação realizada profissionalizou ainda mais o que já era oferecido. Possuímos convicção de que não deixaremos faltar nada para que o franqueado tenha sucesso com a sua escola. Esta inclusive é nossa missão: o sucesso de nossos franqueados” complementa Siddhartha Costa.
Com o dever de casa bem realizado, a rede parte para abrir novas franquias em 2019. No ano passado, o processo de reformulação envolveu o fechamento de unidades pouco rentáveis. “Optamos por diminuir em número de escolas, priorizando a qualidade em relação a quantidade. Hoje nossas escolas são bem robustas e saudáveis, inclusive as recém inauguradas que já começam com bons resultados. Podemos retomar com força a expansão” afirma Rodrigo Leontino, que salienta também que foi desenvolvido um novo processo de implantação das franquias, visando ao sucesso destas desde a inauguração. A eficiência deste processo foi atestada nas escolas da rede inauguradas em 2019, em Paranavaí e Borrazópolis, ambas no estado do Paraná. Para o segundo semestre já está confirmada a inauguração da unidade de Jaraguá do Sul-SC. “Estamos sempre abertos para interessados de todo o Brasil, mas este ano focaremos nossa expansão em Paraná e São Paulo” esclarece Siddhartha Costa que aponta Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa como algumas das principais cidades alvo para ter uma Academia Washington.