Água Doce inclui QR Code nas embalagens do delivery com vídeos sobre os protocolos de segurança

Código também mostra aos clientes quais são as novidades gastronômicas da marca

Há três anos, a Água Doce Sabores do Brasil iniciou uma transformação digital no atendimento, trazendo tecnologias aos cardápios da rede, com QR Code para conteúdos extras e traduções, interatividade nas páginas, vídeos e sugestões. Com um crescimento expressivo nas vendas de delivery, representando um incremento de 200% nas refeições e 40% somente de bebidas, a marca de comida típica brasileira investiu na criação de uma mega embalagem padronizada focada no delivery, com a inserção de um QR Code. Quando o cliente recebe a entrega do restaurante, é possível ter acesso a um vídeo mostrando a preocupação da rede com os protocolos de segurança. Outro conteúdo que também pode ser visualizado é sobre as novidades gastronômicas que fazem parte do cardápio da Água Doce.

Um levantamento feito pela AlmoçoGrátis em parceria com a Galunion Consultoria, mostra que os restaurantes precisam levar em conta que a execução perfeita vai muito além do alimento. A pontualidade, a entrega e a embalagem são quesitos também analisados pelos consumidores. A embalagem, por exemplo, é algo que tem influenciado bastante na escolha, visto que 66% preferem embalagens que mantenham a qualidade do produto, mesmo que essa embalagem impacte um pouco o preço, e 27% optam por uma embalagem mais simples, desde que deixe o produto com preço mais barato. No caso da Água Doce, a mega embalagem tem um bom custo-benefício para os franqueados da rede, mantém a qualidade dos produtos, auxilia na organização dos pratos e se torna também um canal informativo para os consumidores.

“A popularização da internet banda larga nas cidades do interior, onde nossa presença é maior, ajudou o público da marca a ter acesso rápido e confortável ao conteúdo audiovisual em alta resolução. Com a pandemia, além de continuarmos evoluindo com esses processos, aceleramos a transformação digital em diferentes frentes, como no salão, no atendimento e nas embalagens de delivery. Realizamos investimentos nessa área por meio de tecnologias voltadas ao autoatendimento dos consumidores, cardápios digitais, plataformas de pedidos online, QR Code para pedidos na mesa e nas embalagens de entrega, entre outras, graças às parcerias firmadas com a Linx e a Styme”, explica o diretor de franquias da Água Doce, Julio Bertolucci.

Inicialmente, a marca estava focada em processos tecnológicos que traziam aumento de produtividade e redução de custos no backoffice, ou seja, o foco era total na infraestrutura dos restaurantes, no que diz respeito às máquinas, equipamentos, fornos, controles e a gestão. Mas com uma mudança brusca no mercado de alimentação, por conta do isolamento social nos últimos dois anos, foi possível acelerar outros projetos. “A embalagem com QR Code além de ser funcional, se torna um novo recurso para aprimorarmos as vendas e turbinar o delivery, aumentando o tíquete médio das entregas por meio de combos em até 15%. Queremos mostrar aos nossos clientes que nos preocupamos com a qualidade e o sabor da sua refeição, mas também com a saúde e segurança de todos”, revela Bertolucci.

Outro ponto interessante dos diferentes QR Codes é que eles não estão em URL engessadas. Ou seja, há um direcionamento para links dentro do domínio aguadoce.com.br, onde é possível alterar o conteúdo. Isso promove mais flexibilidade e dinamismo ao negócio, pois os vídeos e conteúdos podem ser atualizados em qualquer momento sem que seja necessário reimprimir um novo código, basta atrelar o novo vídeo e pronto. Dessa forma, a Água Doce tem condição de, na mensagem da embalagem, estar sempre atualizada com o assunto do momento ou atendendo às novas necessidades de informação ao cliente.

A Água Doce está no mercado há 31 anos e tem dois modelos de negócios: o tradicional e Express. A diferença entre os formatos se dá ao tamanho da unidade e os investimentos iniciais que variam entre R﹩ 241 mil e R﹩ 460 mil, respectivamente. Os restaurantes, geralmente, operam durante o período noturno com pratos individuais ou para a família e o happy hour com drinques, chopes e petiscos. É de escolha do franqueado optar por abrir a casa durante o horário do almoço, exceto no conceito Express, que disponibiliza refeições para ambos os períodos do dia.